Cultura, Mangualde

Mangualde acolhe semana da leitura

Para fomentar o gosto pela leitura e envolver toda a comunidade, as Bibliotecas Escolares e a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves promovem a Semana da Leitura em Mangualde. A iniciativa começa amanhã, e decorre até 4 de Março, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde, da Rádio Mangualde e do Comércio Local.

Um livro gigante de esferovite na entrada da Câmara Municipal de Mangualde marca o início de uma semana repleta de leituras. O livro foi construído pela equipa da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves e vai permitir às crianças colocar frases sobre a leitura e o prazer de ler.

É de referir que, no âmbito da Semana da Leitura vão ser promovidas diversas actividades. Assim, amanhã, 1 de Março, da parte da manhã, todos os alunos dos Agrupamentos de Escolas de Mangualde vão ter a oportunidade de participar na iniciativa “Todos a ler!”. Para os alunos do 1º e 2º Ciclos foi preparado um Circuito de Leitura “Ao Ritmo das Palavras”, que vai realizar-se junto à Câmara Municipal. Os alunos terão ainda a oportunidade de trocar livros que já leram por outros que ainda não leram. Esta iniciativa, intitulada “Trago eu, levas tu!”, possibilita um envolvimento entre os alunos e a comunidade. Paralelamente, na Escola Secundária Felismina Alcântara vai realizar-se o concurso “A César o que é de César”. Durante a tarde, vão realizar-se três iniciativas, em simultâneo, com início previsto para as 14h30. Assim, no Ex-Colégio os alunos do 1º ciclo vão assistir à apresentação de histórias, dinamizadas pelas técnicas da Biblioteca Municipal. No Agrupamento de Escolas Gomes Eanes de Azurara pode assistir-se às leituras partilhadas e no Jardim-de-Infância dos Matados, Fernanda Barnosa e Cremilde Freitas, professores do Agrupamento de Escolas de Mangualde, vão conduzir a sessão “Sabes Contar uma História” destinada aos alunos do 12º ano do Curso Profissional Técnico de Apoio à Infância. Pelas 15h00, os alunos do 12º ano da Escola Secundária Felismina Alcântara vão animar o Lar da Misericórdia com as “Leituras Seniores”. O dia termina com a apresentação do livro “Reis, Rainhas e Pães Saloios” de Emília Teles. A sessão destina-se aos alunos dos cursos EFA e realiza-se na Escola Secundária Felismina Alcântara.

“Da palavra ao palco”, a “Maratona da Leitura” e os “Mensageiros da Leitura” são as actividades previstas para a manhã da próxima quarta-feira, 2 de Março. A primeira realiza-se na Escola dos Carvalhos e nas escolas do Agrupamento de Escolas Gomes Eanes de Azurara, a segunda tem lugar no Ex-Colégio e a terceira nas escolas do Agrupamento de Escolas Gomes Eanes de Azurara e do Agrupamento de Escolas Ana Castro Osório. Da parte da tarde, o Agrupamento de Escolas Gomes Eanes de Azurara acolhe a iniciativa “Animação de Histórias” e a Escola Secundária Felismina Alcântara o teatro de fantoches “Porque somos de cores diferentes?”. As iniciativas dirigem-se aos alunos do 1º Ciclo. Para as 14h30 está ainda previsto o concurso “Entre Palavras” a decorrer na Escola Secundária.

Pedro Saromenho, Filipe Duarte e Carlos Paixão são os escritores que vão participar no “Encontro de Escritores” que se realizará no dia 3 de Março, quinta-feira. Pedro Seromenho, vai estar na Biblioteca Municipal, onde realizará duas sessões com turmas do 7º e 8º anos do Agrupamento de Escolas Ana Castro Osório e da Escola Secundária Felismina Alcântara. A sessão da manhã está marcada para as 10h30 e a da tarde para as 15h30. O público poderá ainda visitar a Exposição de ilustração do escritor de literatura infanto-juvenil exibida no átrio principal da Biblioteca Municipal. Filipa Duarte visita a Agrupamento de Escolas Gomes Eanes de Azurara da parte da manhã. As intervenções com os alunos do 1º Ciclo realizam-se às 9h15 e às 10h45 e com os alunos do 2º Ciclo às 12h00. A Escola dos Carvalhos e o Ex-Colégio vão receber a escritora da parte da tarde, às 14h15 e 15h15, respectivamente. Carlos Paixão fala aos alunos do 3º ano da Escola dos Carvalhos pelas 16h00. A iniciativa “Animação de Histórias” realiza-se no Ex-Colégio Inglês e é dinamizada por Amílcar Marto, professor do Agrupamento de Escolas de Mangualde. Estão previstas realizarem-se três sessões com início às 11h30, 13h30 e 14h15, destinadas aos alunos do 3º ano, 1º ano e 2º ano respectivamente.

No dia 4 de Março, sexta-feira, a Biblioteca Municipal acolhe duas sessões do teatro de fantoches “Florentinos&Cª”. A primeira sessão realiza-se às 10h30 e destina-se aos alunos do 5º e 6º ano. A segunda sessão realiza-se às 14h30 e tem como destinatários os alunos do pré-escolar.

Durante a manhã é a vez do Agrupamento de Escolas Ana Castro Osório receber a “Maratona da Leitura”. A actividade dinamizada pelos alunos do curso Profissional Técnico de Apoio à Infância “ Da palavra ao palco” realiza-se no Ex-Colégio e destina-se aos alunos do 1º e 2º ano.

Paralelamente, durante toda a semana, vão decorrer as iniciativas “Partilhar Leituras”, que promove o envolvimento da comunidade nas leituras em sala de aula, e as “Leituras na Rádio”, que vão passar na Rádio de Mangualde. As leituras serão posteriormente disponibilizadas no site da Biblioteca Municipal. Ainda no decorrer da Semana da Leitura, vão estar patentes as exposições: “Ilustrações 900 – História de um Rei”, “As mulheres no Nobel da Literatura” e “Uma página da minha vida” nas Escolas de Mangualde. Será, ainda, possível admirar as montras de livros elaboradas pelo comércio local, na sua maioria decoradas com livros da Biblioteca Municipal de Mangualde, e assistir à projecção de vários filmes enquadrados no programa “Do livro…ao filme”, no Agrupamento de Escolas. As escolas vão estar decoradas em consonância com a temática e vão ser dados testemunhos de leitura.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *