Arouca, Educação

Entre Douro e Vouga continua a «cuidar de quem cuida»

O projecto «Cuidar de quem cuida», que apoia os cuidadores de doentes de Alzheimer e AVC, continua a desenvolver a sua actividade, com novas acções de formação. Nesse sentido, estão abertas as inscrições para unidades de formação e curta duração sobre a Doença de Alzheimer (Doença de Alzheimer: conhecer e compreender o doente e Doença de Alzheimer: prestar cuidados ao doente). Consulte aqui as condições para inscrição.
 
As Unidades de Formação e Curta Duração relativas à Doença de Alzheimer (Doença de Alzheimer: conhecer e compreender o doente e Doença de Alzheimer: prestar cuidados ao doente), correspondem a um total de 50 horas, distribuídas por sessões semanais, de 3 horas.
 
As pessoas interessadas em frequentar estas sessões deverão ter formação prévia em Geriatria ou Apoio Familiar e à Comunidade (ou, não possuindo esta formação, terem experiência na área), sendo critério fundamental, o facto de se encontrarem em situação de desemprego.
 
Esta formação não é certificada, estando, contudo, em perspectiva a constituição de uma bolsa de cuidadores ao abrigo deste projecto, criando-se, assim, oportunidade de contratação, por parte dos cuidadores informais (beneficiários do «Cuidar de quem cuida», e que reiteram esta necessidade).
 
Os participantes nestas acções obtêm um certificado de participação, mas, sobretudo, adquirem competências na prestação de cuidados específicos na Doença de Alzheimer, de forma gratuita.
 
«Cuidar de Quem Cuida» é uma iniciativa que decorre em toda a região do Entre Douro e Vouga, e que pretende dar apoio aos que se dedicam ao cuidado de doentes com Alzheimer ou com sequelas de um Acidente Vascular Cerebral. Com o apoio do Alto Comissariado para a Saúde e da Fundação Calouste Gulbenkian, «Cuidar de Quem Cuida» pretende informar e apoiar os cuidadores, envolvendo para o efeito Câmaras Municipais, Centros de Saúde e IPSS’s.
 
 
Calendário de formação e ficha de inscrição disponíveis em www.cm-arouca.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *