Alcoutim, Sociedade

Praia de Alcoutim não se candidata à Bandeira Azul

No momento em que se encontram a decorrer as candidaturas ao Programa Bandeira Azul 2011, a Câmara Municipal de Alcoutim não candidata a praia fluvial do Pego Fundo ao galardão, manifestando a sua discordância com os critérios estabelecidos para as águas balneares interiores.
De acordo com a autoridade competente nesta matéria, o Instituto da Água, e tendo por base o Decreto-Lei n.º 135/2009, de 3 de Junho, que transpôs a Directiva 2006/7/CE, a praia do Pego Fundo obteve no ano transacto a classificação de Excelente qualidade. Refira-se que o mesmo diploma estabelece valores para os parâmetros das águas balneares interiores diferentes dos valores para as costeiras, atendendo ao facto das suas características serem distintas.
Contudo, os critérios utilizados pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) não distinguem o tipo de água balnear, avaliando todas pelo critério das costeiras. Também os critérios de cálculo para a classificação considerados pela ABAE diferem dos estabelecidos legalmente.
Assim, a praia do Pego Fundo apresenta qualidade Excelente para a autoridade competente, e uma classificação diferente para a ABAE. Esta autarquia considera a divergência de critérios incoerente e discriminatória para as praias fluviais.
Apesar da praia do Pego Fundo não ver içada a Bandeira Azul na próxima época balnear, o controlo da qualidade da água irá ser mantido. Continuarão a ser realizadas análises semanais, de acordo com a legislação, sendo os respectivos resultados afixados nos painéis informativos. Irão igualmente ser desenvolvidas actividades de educação ambiental, com o objectivo de aumentar a consciencialização e a preocupação para com o ambiente.
A praia irá também voltar a hastear o galardão “Praia Acessível – Praia para Todos”, ostentado desde 2004. Este prémio, que visa distinguir todas as zonas balneares costeiras e interiores do país que cumpram os requisitos necessários, reflecte o esforço que a autarquia tem desenvolvido no âmbito das melhorias introduzidas na praia, nomeadamente através da criação infra-estruturas e equipamentos adaptados a pessoas com mobilidade condicionada.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *