Cantanhede, Sociedade

Execução do Parque de Lazer das Sete Fontes está a decorrer – Cantanhede

O Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede visitou ontem as obras do Parque de Lazer das Sete Fontes, que estão a ser realizadas no âmbito de uma empreitada adjudicada pela autarquia cantanhedense por cerca de 140.000 euros. Acompanhado por Carlos Ventura, Presidente da Junta de Freguesia de Ourentã, João Moura foi ver o modo como está a decorrer a intervenção de fundo naquela área de 14 000 m2, tendo em vista a requalificação ambiental e paisagística da envolvente às famosas nascentes que dão nome ao local. Depois dos trabalhos de movimentação de terras e consolidação dos taludes e da instalação de dispositivos de drenagem para eliminar possíveis focos de alagamento numa zona muito susceptível a esse tipo de ocorrências, a obra prossegue agora com a execução dos elementos que darão ao local o carácter de parque de lazer, nos termos do projecto elaborado para o efeito.

A respectiva memória descritiva refere que “a zona é um espaço naturalizado, de elevado potencial ecológico e onde a intervenção humana é manifestamente diminuta”, situação que foi tida em devida conta na solução adoptada para criação de uma área aprazível e multifacetada. O objectivo é que, a partir da valorização dos recursos ecológicos, históricos e culturais, passem a existir condições para o desempenho de funções recreativas e de contemplação, apostando-se para o efeito na criação de espaços com uma forte componente identitária para a população, espaços de recreio activo e passivo e espaços de contemplação e memória.

Nesse sentido, a empreitada está a ser executada de molde a recuperar e reenquadrar as pré-existências de valor e reabilitar e revalorizar a ribeira, criando ainda condições para promover uma maior ligação daquela zona ao núcleo urbano de Ourentã.

Em conformidade com o projecto, as intervenções incidem no melhor aproveitamento possível, em termos paisagísticos e funcionais, de três zonas com características distintas: a Este, uma grande mancha de choupal denso acompanhada por uma linha de água; a Oeste, um pinhal pontuado por carvalhos e mesas para merendas; e, ao centro, uma área pavimentada a estabelecer relação com alguns elementos de valor patrimonial, designadamente o tanque e a fonte com sete bicas.

A valorização ambiental e paisagística dessas três zonas inclui, entre outros aspectos, a recuperação da fonte e do lavadouro, bem como a limpeza da vala que atravessa o terreno, entretanto já realizada no âmbito de um processo que envolveu a requalificação das margens e do leito, seguindo-se agora a construção de uma faixa pavimentada contígua.

Além disso, apostou-se também na criação de um espelho de água destinado a fins lúdicos e na ampliação do parque de merendas para a área do choupal com acesso através de percursos de transição para as outras zonas do recinto de lazer.

Numa segunda fase e no âmbito de um projecto autónomo a elaborar oportunamente, está ainda prevista a reabilitação da Casa das Águas, tendo em vista a criação de um núcleo museológico na construção onde estava instalado o sistema de captação e tratamento de águas que abastecia Cantanhede antes da entrada em funcionamento da estação dos Olhos da Fervença, há algumas décadas atrás.

A empreitada do Parque de Lazer das Sete Fontes decorre no âmbito de um programa de qualificação urbana e paisagística dos jardins e recintos públicos de todo o Concelho que a Câmara Municipal tem vindo a concretizar de forma faseada, afectando para esse fim recursos financeiros consideráveis.  

Em Ourentã

Ligação do Largo do Seixal à estrada entre Pocariça e Bolho foi requalificada

A brigada de vias da Câmara Municipal de Cantanhede concluiu recentemente o alargamento e requalificação do caminho que liga o Largo do Seixal, em Ourentã, à estrada entre Pocariça e Bolho.

Trata-se de uma intervenção considerada muito importante pela população, pois facilita o acesso aos terrenos agrícolas daquela zona, além de que permite desviar do centro de Ourentã o trânsito de pesados que com muita regularidade se desloca para uma importante empresa local e que antes não era obrigado a passar pelo centro da localidade.  

Execução de passeios em Ourentã

Na sequência da obra de requalificação da Rua das Padarias e de parte da Rua da Moiteira, em Ourentã, processo que envolveu a instalação de sistemas de drenagem de águas pluviais e a aplicação de tapete, a Junta de Freguesia iniciou recentemente os trabalhos de execução de passeios naquelas duas ruas. A obra decorre no âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal de Cantanhede que cedeu para o efeito todos os materiais necessários.

Para além de uma importante valorização do ponto de vista urbanístico, as duas intervenções criam condições que facilitam grandemente a circulação pedonal numa zona que antes se encontrava bastante degrada, ao mesmo tempo que resolvem os problemas de drenagem de águas que frequentemente se verificavam naquela zona.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *