Sociedade, Valongo

Autarquia retoma tradição da queima do velho – Valongo

A Câmara Municipal de Valongo decidiu retomar a ancestral Queima do Velho, tradição da Terça-feira Gorda que representa o fim do período das festas e folias do Carnaval e marca o início da época da Quaresma. A Queima do Velho, ritual perdido há cerca de 30 anos, terá lugar no Largo do Centenário, no dia 8 de Março, pelas 17h30, logo após o fim do Cortejo de Carnaval.

A autarquia, em colaboração com a Associação Cultural e Recreativa Vallis Longus e o Grupo Zés Pereiras Lusitanos, está a preparar mais um divertido programa de animação para o dia de Carnaval. Como não poderia deixar de ser, na edição deste ano da Festa de Carnaval do Concelho de Valongo, no dia 8 de Março haverá um desfile em que participarão várias associações do concelho. O desfile arranca da sede da Associação Vallis Longus, pelas 15h30, e percorrerá várias artérias da cidade, nomeadamente a Rua da Fonte Mourisca, Ilhar Mourisco, Rua Visconde Oliveira do Paço, Avenida 5 de Outubro, Rua José Seara e terminará no Largo do Centenário.

O desfile termina pelas 17h30, altura em que se realizará então a tradicional Queima do Velho. O Velho (homem em palha) é transportado numa carroça, seguido de um grupo de pessoas que vai gritando a sua morte e entoando versos satíricos. No final do cortejo o velho é queimado em praça pública.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *