S. João da Madeira, Sociedade, Tecnologia

Pais vão ter acções de formação nas salas de aula dos filhos em S. João da Madeira

Os pais e encarregados de educação das Escolas do 1.º Ciclo e Jardins-de-infância de S. João da Madeira vão ter acesso a acções de formação em Informática, com vista a elevar os conhecimentos e as competências dos adultos sanjoanenses na área das tecnologias da informação.

E é assim que as mesas e as cadeiras ocupadas durante o dia pelas crianças sanjoanenses, à noite poderão vir a ser ocupadas pelos seus pais e encarregados de educação, na óptica de uma formação ao longo da vida.

Este programa original é fruto de um trabalho conjunto da Câmara Municipal de S. João da Madeira, das Associações de Pais das Escolas do concelho e da Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI), entidade oficial que irá ministrar os cursos. Trata-se de uma parceria que poderá ser exemplo para o país.

A FDTI foi instituída em 1991, pelo Estado Português, tendo como missão a formação e qualificação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Anualmente, forma e certifica, cerca de 90.000 cidadãos nos diversos projectos que promove.

Acções gratuitas e certificadas

As acções são completamente gratuitas e vão decorrer, em horário pós-laboral, nas escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância de S. João da Madeira onde haja inscritos em número suficiente. Numa 2.ª fase, o programa poderá alargar-se às escolas do 2.º, 3.º ciclos e Ensino Secundário. As pré-inscrições estão já a decorrer nas escolas e terminam a 1 de Março.

O programa nasce da constatação de que vários adultos não sabem ainda “trabalhar” com as ferramentas informáticas e outros, tendo conhecimentos básicos, gostariam de os aprofundar. Daí que estejam previstos três tipos de cursos: iniciação em Informática, Excel avançado e Access avançado.

Outro dos objectivos é o de contribuir para que os pais possam acompanhar os filhos nas tarefas informáticas, nomeadamente no acesso à Internet, que tantas “dores de cabeça” causam nos dias de hoje a muitos encarregados de educação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *