Oliveira de Azeméis, Sociedade

«Tour» promove o voluntariado nas 19 freguesias de Oliveira de Azeméis

A Câmara de Oliveira de Azeméis pretende saber quantos voluntários actuam no concelho e em que freguesias desenvolvem a sua actividade.
O objectivo é conhecer quem apoia, de forma gratuita, instituições e fazer a caracterização do universo de voluntários. O trabalho será efectuado em parceria com as Juntas de Freguesias e faz parte das acções do «Tour do Voluntariado», iniciativa com a qual a autarquia vai assinalar as comemorações do Ano Europeu do Voluntariado (AEV).
O «Tour do Voluntariado Sê Voluntário, Faz a Diferença!», com início no mês de Abril e final a 27 de Novembro, percorrerá as 19 freguesias do concelho dando visibilidade e promovendo o trabalho dos voluntários através de exposições, colóquios, palestras, seminários, workshops e acções de formação.
O programa municipal do AEV envolve ainda «Dias municipais» de acção voluntária em escolas, associações e instituições com o objectivo de envolver dirigentes, sócios, utentes, professores, alunos, pais, funcionários, empresários e restante comunidade em acções voluntárias que promovam a melhoria dos equipamentos e a qualidade de vida da população.
As actividades desenvolvidas, testemunhos e propostas de acção farão parte do «puzzle» do Ano Europeu do Voluntariado que será preenchido à medida que o «Tour» percorre as freguesias.
O programa inclui ainda a realização de uma acção de formação na área do voluntariado e da cidadania, promovida pelo Banco Local de Voluntariado de Oliveira de Azeméis, e o concurso para a elaboração do slogan do AEV que servirá de suporte a uma exposição de trabalhos a realizar na «Semana AzeméiSocial», em Outubro.
O balanço do «Tour do Voluntariado» será feito a 10 de Dezembro na sessão de encerramento do programa municipal.
O Ano Europeu do Voluntariado é uma iniciativa da União Europeia destinada a incentivar as entidades nacionais, regionais e locais a alargar e a reconhecer o voluntariado e sensibilizar a comunidade para a sua importância.
No plano municipal, os objectivos da autarquia passam por caracterizar o universo do voluntariado, dar visibilidade às acções, qualificar cidadãos para acções voluntárias, estabelecer novas parcerias e promover novos projectos de voluntariado.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *