Lousã, Sociedade

Visita de sua Alteza A Sheikha Dr. Hind Al Qassimi à Lousã

A Sheikha Dr. Hind Al Qassimi visita a Lousã, hoje, dia 23 de Fevereiro, a convite da Autarquia e da Microfil, para avaliar o impacto da implementação da Plataforma Camões nas Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

A Autarquia iniciou em 2010 a implementação da Plataforma Camões em todas as salas de aula do Concelho.

No decurso deste pioneirismo, proporcionou-se a visita de Sua Alteza A Sheika Dr. Hind Al Qassimi, à Lousã para avaliar o potencial deste produto nacional, qual o seu impacto no terreno e ponderar a sua aquisição para os Emirados Árabes Unidos.

A Sheikha Dr. Hind Al Qassimi faz parte da Família Real de Sharjah, emirado a Norte do Dubai, sendo presidente do Conselho de Mulheres Empresárias dos Emirados Árabes Unidos.

Na senda da estratégia de desenvolvimento para o Concelho e no seguimento da implantação da Plataforma Camões, aproveitando a visita oficial desta individualidade será, ainda, apresentado o projecto «LOUSÃ: Centro Nacional de Novas Tecnologias (comunicação, educação, informação) – criação, produção, desenvolvimento e inovação de conteúdos/produtos multimédia» (e que pretendemos enquadrar na estratégia nacional para as indústrias criativas).

Recorde-se que Camões® ILS é uma plataforma tecnológica dedicada a fomentar novos métodos de ensino colaborativo em tempo-real, que incluam todos os actores do processo educativo (professores, alunos, pais, formadores, gestores escolares, etc.) e facilitar a retenção, partilha e compreensão da informação resultante desse processo, em total segurança.

Trata-se de uma solução distribuída e extensível, que permite a integração de variados dispositivos multimédia (computadores pessoais, quadros interactivos, canetas digitais, etc.), bem como sistemas de gestão escolar (ERPs) e de gestão pedagógica (LMS). Comporta um conjunto de aplicações colaborativas que permitem a coordenação de aulas em tempo real, com interacção bidireccional entre os computadores dos alunos e professor (tendo este o controlo total da aula) e a possibilidade de inclusão de conteúdos multimédia, acesso a conferência áudio e vídeo entre um número ilimitado de participantes, chat, colaboração off-line através de fóruns de discussão e centros de conhecimento, catalogação e indexação automática dos conteúdos produzidos, além de muitos outros aspectos relevantes para a acção diária de todos os agentes educativos.

O programa da Visita de Sua Alteza A Sheikha Dr. Hind Al Qasimi é o seguinte:
11:30– Salão Nobre dos Paços do Concelho – Recepção de Sua Alteza pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Fernando dos Santos Carvalho, e outras individualidades a confirmar.

15:00 – Visita à Escola de Santa Rita – Apresentação da Plataforma Camões

19:00 – Jantar com empresários da Lousã no «Palácio da Lousã – Meliá Boutique Hotel»

Apresentação do projecto «LOUSÃ: Centro Nacional de Novas Tecnologias (Educação, Comunicação, Informação) – Criação, produção, inovação, desenvolvimento e comercialização de conteúdos multimédia».

19:45 – Jantar – Breve comunicação introdutória pelo Dr. José Domingos Oliveira: “Os mercados do Médio Oriente: uma experiência na primeira pessoa”

21:00 – Sarau Cultural com Fado de Coimbra

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *