Marinha Grande, Tecnologia

Informação geográfica do concelho da Marinha Grande

A Câmara Municipal da Marinha Grande disponibiliza um serviço de informação geográfica do concelho, a partir do sítio de internet. Esta ferramenta baseada em tecnologia web permite a visualização e consulta dos dados, facilitando a interacção da autarquia com entidades externas e os munícipes.

O Geoportal poderá ser consultado através do endereço http://geoportal.cm-mgrande.pt/ ou da página principal do Município da Marinha Grande (http://ww2.cm-mgrande.pt/).

No Geoportal da Marinha Grande estão acessíveis as seguintes temáticas:

– Rede Viária e Números de Policia – caracterização da Rede Viária do Concelho e identificação dos Números de Polícia afixados, decorrentes do levantamento de campo efectuado entre 2006 e 2008;

– Equipamentos – identificação dos equipamentos existentes no Concelho da Marinha Grande (Culturais, Desportivos, Escolares, Religiosos, Saúde, Sociais, Turismo e Úteis);

– Transportes Urbanos – identificação dos circuitos Linha Verde e Linha Azul efectuados pelos Transportes Urbanos da Marinha Grande (TUMG).

– Instrumentos de Gestão Territorial – Plano Director Municipal (PDM) e Planos de Pormenor (PP) existentes para o Concelho da Marinha Grande;

– Imóveis Degradados –  identificação dos Imóveis Degradados situados no Centro Tradicional da Marinha Grande;

– Regiões Hidrográficas – Regiões Hidrográficas que abrangem o Concelho da Marinha Grande, de acordo com a Lei n.º 58/2005, de 29 de Dezembro (Lei da Água).

O Sistema de Informação Geográfica (SIG) é uma das áreas de actuação da Divisão de Ordenamento, Planeamento e Projectos (DOP) da Câmara Municipal da Marinha Grande.

À DOP, compete, em termos gerais:

(1) Coordenar e assegurar a realização de estudos urbanos e de planos estratégicos, de âmbito global ou sectorial; (2) Garantir a execução, acompanhamento, monitorização e revisão dos Instrumentos de Gestão Territorial, numa perspectiva de sustentabilidade e equilibrado ordenamento do território municipal e (3) Produzir e divulgar informação geográfica e cadastral adequada aos novos paradigmas de mudança tecnológica, produção e uso do conhecimento.

O SIG possui como objectivo dar suporte às actividades de gestão e ordenamento do território municipal, bem como a outras tarefas que envolvem a utilização de informação geográfica com informação descritiva associada, facilitando a interacção com entidades externas à própria autarquia, sejam elas públicas ou privadas e com o munícipe.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *