Economia

Gigantes do Oriente em negócios na EXPORT HOME

Representam duas das maiores economias mundiais, a seguir aos EUA (Estados Unidos da América). A China e o Japão estão em destaque entre os mais de 30 países convidados para a edição 2011 da EXPORT HOME. Começa depois de amanhã, quarta-feira, na EXPONOR, a mais representativa feira nacional de mobiliário, iluminação e artigos de casa para exportação.  

A EXPORT HOME 2001 exibe até ao próximo domingo, das 10h00 às 20h00, o melhor que Portugal tem para oferecer ao mercado nacional e internacional. A apresentação de marcas ao mercado profissional, o lançamento de novas linhas, que vão ditar tendências, e a realização de um atractivo cartaz de actividades paralelas conferem à presente edição as pedras de toque da feira. Só a título de exemplo, vai ser lançado ao mercado uma linha de mobiliário com incrustações da Swarovski, numa iniciativa da empresa Mab (leia mais novidades dos expositores em www.exporthome.exponor.pt). 

Tendências de consumo mundial ditam novos mercados

A configuração do mapa das visitas internacionais da EXPORT HOME 2011 segue as actuais tendências do consumo mundial, com forte incidência da Europa Central e Oriental, a Ásia, com especial destaque para os “gigantes do oriente” (China e Japão) e os PALOP (Angola e Moçambique). Com a chancela do programa EXPONOR Buyers, vão passar pelos corredores da EXPONOR os decisores internacionais que representam as principais cadeias mundiais.

Uma estreia de peso é  a do Japão, com seis compradores a representarem igual número de empresas, da qual se destaca a presença de Takashi Sekimitsu, o importante designer japonês, com influência no país junto dos principais importadores e lojas de decoração.

Já a China aparece como país repetente no mapa das visitas da feira, mas conhece um incremento com nove compradores interessados.

De destacar ainda a comitiva dos EUA, que ganha expressividade nesta edição, deslocando ao certame nove representantes de cadeias americanas.

Da Europa virá o representante da Studio, um showroom de decoração com representação no mercado suíço de marcas contemporâneas (Molteni & Cie, Flou e Minotti), na Suíça. De visita à feira estará ainda o comprador da Spirithome, da Hungria. Especializados em mobiliário de design, peças únicas, estão a preparar abertura de um showroom de luxo no centro de Budapeste, em Março.

O mapa das visitas da EXPORT HOME segue assim as principais tendências dos mercados, suportando o que muitas estatísticas têm revelado. Espanha, França e Rússia lideram o ranking dos países de visita à EXPORT HOME. Ao nível do sector os últimos dados são animadores e reveladores de que as empresas portuguesas de mobiliário estão aptas a agarrar as oportunidades que o mercado global oferece. Representado 1% do PIB nacional, a indústria de mobiliário emprega mais de 30 mil trabalhadores, sendo que das 3 mil empresas, 65% estão localizadas na região Norte, distrito do Porto. Os dados da APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins) salientam os bons resultados alcançados, nas exportações, nos três primeiros trimestres de 2010, comparativamente ao mesmo período do ano anterior, «com um crescimento de 36%, mais de 193M€».

Aos dados animadores do sector junta-se a voz da directora da EXPORT HOME. Amélia Monteiro refere que «estão reunidas as condições para que a EXPORT HOME 2011 volte a afirmar-se como a maior feira nacional do sector, constituindo uma referência internacional ao entrar na rota dos principais decisores mundiais». De destacar ainda o cartaz de actividades paralelas que este ano coloca em evidência novos talentos, com o espaço Livin Art, dando igualmente espaço à realização de eventos consagrados como a décima edição do Evento de Design. Confira detalhadamente o programa de actividades paralelas em www.exporthome.exponor.pt.  

Programa de Actividades Paralelas:

23  a 27 de Fevereiro|(10h/20h00) 

Espaço Living Art

Local: Pav. 4

Organização: Portuguese Business/EXPONOR

– Exposição Novos Talentos

– Workshop Novos Talentos

Temas: Formação/Design e Empreendedorismo

Horário: das 14h30/16h30

 – IPVC (Instituto Politécnico de Viana do Castelo), dia 23 Fevereiro

– IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave), dia 25 Fevereiro 

– Exposição de biombos da “Árvore”

Organização: Cooperativa Árvore

Horário: durante o período da feira 

– Exposição de Fotografia do Instituto Português de Fotografia

Organização: Instituto Português de Fotografia

Horário: durante o período da feira 

Animação musical com:

Rente Piano e Academia Musical de Viatodos (Barcelos)

Prova de vinhos e Queijos

Garrafeira da Granja com vinhos Pedro Milanos e queijos D. Villas 

X Evento de Design

Local: Galeria do Pav. 6

Organização: APEIEMP – Associação para o Pólo de Excelência e Inovação das Empresas de Mobiliário de Portugal/EXPONOR 

25 de Fevereiro|(sexta-feira) 

Apresentação do vencedor do Prémio Design EXPORT HOME

Organização: APEIEMP – Associação para o Pólo de Excelência e Inovação das Empresas de Mobiliário de Portugal/EXPONOR 

Programa: Workshop – “Processos de Design Aplicados à Concepção de Produtos”

Organização: IPCA (Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Barcelos)/EXPONOR

Horário: 14h30 às 16h30

Oradores:

João Pedro Lopes (AIMMP), Maria João Félix (IPCA-EST), Graça Silva (IPCA-EST), Cláudio Ferreira (IPCA-EST), Miguel Terroso (IPCA-EST) e Paula Tavares (IPCA-EST). 

Informações úteis:

EXPORT HOME – Mobiliário, Iluminação e Artigos de Casa para Exportação

Data: 23 a 27 Fevereiro (de 4ª feira a domingo)

Horário: Todos os dias, das 10h às 20h

Local: EXPONOR, Leça da Palmeira

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *