Sociedade, Vila Real de Santo António

Sapadores Florestais preparam-se para a chegada do verão em VRSA

A prevenção dos fogos florestais começa no inverno. É por isso que o Município de Vila Real de Santo António, em parceria com a Autoridade Florestal Nacional e o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, está a desenvolver trabalho de campo na mata de VRSA e Monte Gordo, com o objectivo de preparar o terreno para o tempo quente que se avizinha e consequente prevenção de incêndios florestais, criando as faixas de protecção aos aglomerados urbanos, rede viária e estradões interiores da floresta.
 
Até 15 de Maio, esta equipa constituída por cinco Sapadores, encontra-se a efectuar a limpeza (silvicultura preventiva) na Mata, entre Vila Real de Santo António e Monte Gordo, tendo previamente frequentado uma formação de 200 horas, no contexto do programa de Sapadores Florestais, que tem a duração total de 5 anos e prevê 800 horas de formação.
 
Esta acção vem no seguimento do projecto do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP), através do Fundo Florestal Permanente, que está a trabalhar na constituição de novas equipas de Sapadores Florestais.
 
O reforço no dispositivo de prevenção e apoio ao combate aos incêndios florestais no Município, através do desempenho da equipa de sapadores florestais constitui um objectivo primordial para o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Município Vila-realense.
 
As equipas de sapadores florestais são constituídas por cinco trabalhadores especializados no exercício de actividades de silvicultura preventiva, nomeadamente sensibilização, roça de matos e limpeza de povoamentos, realização de fogos controlados, manutenção e beneficiação da rede divisional, linhas quebra-fogo e outras estruturas e na vigilância e apoio ao combate e subsequentes acções de rescaldo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *