Cultura, Marinha Grande

Marionetas: “Fotógrafos, Títeres e outros sonhadores…” – Évora

A Câmara Municipal de Évora apresenta no próximo dia 19 de Fevereiro, Sábado, pelas 19 horas, mais uma representação do espectáculo de marionetas “Fotógrafos, Títeres e outros sonhadores…”, que terá lugar nas instalações do Arquivo Fotográfico Municipal, sito na Rua Diogo Cão, nº 19.
 
Inspirado na expressão artística dos famosos Bonecos de Santo Aleixo, este espectáculo, concebido como projecto educativo, consiste numa breve resenha dos momentos e figuras mais ligadas aos primeiros anos da chegada da fotografia a Évora. O texto narrativo é original e retrata a história dos primeiros fotógrafos chegados a Évora e que, por um motivo ou por outro, foram marcantes na história da fotografia local.
 
O espectáculo introduz-nos a uma série de figuras ligadas aos primeiros anos da chegada da fotografia a Évora, que tradicionalmente, sobretudo durante o séc. XIX, os marionetistas, na generalidade dos casos, eram vistos como feirantes, facto que se ficou a dever em grande parte ao contexto onde decorria a maior parte das suas representações: feiras, tendas ambulantes, itinerância de terra em terra. Esta mesma realidade era vivenciada pelos primeiros fotógrafos, os daguerreotipistas viajantes, depois os fotógrafos itinerantes com os seus carros-estúdio, tendas ou aluguer de pequenos espaços para instalação de rudimentares estúdios temporários.
 
Este espectáculo foi concebido pela Divisão de Assuntos Culturais/Arquivo Fotográfico, em colaboração com o marionetista Manuel Dias e com o apoio da Divisão de Gestão e Equipamento de Acção Educativa da Câmara e dos actores da Companhia dos Bonecos de Santo Aleixo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *