Desporto, Póvoa de Lanhoso

Abertura do Campeonato de Portugal de Ralis 2011 na Póvoa de Lanhoso

A poucos dias do início (sábado, 26 de Fevereiro), tudo se apronta, na Póvoa de Lanhoso para a realização do Rally Torrié. Este ano, esta competição é pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis (prova inaugural), para a Taça de Portugal de Ralis e para o Campeonato Regional de Portugal Nordeste – VSH (primeira prova).
Este evento desportivo, que junta na organização e pelo quinto ano o Targa Clube e os Municípios da Póvoa de Lanhoso e de Vieira do Minho, tem data marcada para o fim de semana de 26 e 27 de Fevereiro.
A Vice-Presidente e Vereadora do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, sublinha que “este ano, mais do que nunca, a realização do Rali foi muito ponderada pelo Executivo, atendendo à situação económica e financeira actual. Contudo, entendemos que é um evento que tem um retorno bastante grande para a Póvoa de Lanhoso, pelo que o investimento municipal que implica não é muito significativo. Refiro-me à promoção e divulgação do concelho, que é feita através da Comunicação Social e ao nível dos espectadores, de pilotos e seus staffs, e também ao retorno para os estabelecimentos de hotelaria, de restauração e de bebidas até porque  contamos com o parque de assistência e o parque fechado até ao dia 27, o que implica que  as equipas concorrentes e a organização fiquem alojados na Póvoa de Lanhoso”.
Rallye Torrié na Póvoa de Lanhoso.
No que se refere à Póvoa de Lanhoso, destaque para a Super-Especial “Póvoa de Lanhoso – Terra do Ouro”, com 2.80 km, que se realiza no sábado, dia 26 de Fevereiro, nas principais ruas em asfalto da Vila sede de concelho. São esperados milhares de espectadores, à semelhança do que tem ocorrido nas edições anteriores. O arranque desta Super-Especial está agendado para as 20h30, altura em que saem para a pista os pilotos que concorrem ao nível do Campeonato Regional de Portugal Nordeste – VSH. Depois, às 21h30, é a vez de iniciarem a competição os carros do campeonato de Portugal de Ralis. Antes mesmo, pelas 20h00, os espectadores já poderão contar com a exibição de viaturas.
No domingo, dia 27 de Fevereiro, as classificativas disputam-se no asfalto entre a Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho, culminando o Rallye nesse concelho, com a entrega de prémios. Na Póvoa de Lanhoso, os carros vão competir pelas estradas de Verim, Friande, Serzedelo e Oliveira.
Já estão inscritas algumas dezenas de pilotos, inclusive espanhóis.
Na Póvoa de Lanhoso, este acontecimento desportivo vem sendo preparado há meses, implicando uma organização que envolve centenas de pessoas. Gabriela Fonseca destaca que “só é possível realizar este evento com o voluntariado de muitas pessoas, a nível individual, que, durante meses colaboraram na preparação da logística deste evento, e de associações e grupos de escuteiros locais, para além dos funcionários, que colaboram, em especial, no dia anterior e no dia do evento”.
De modo a que tudo decorra sem problemas, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso informou os Presidentes de Junta de Freguesia e os párocos das localidades por onde irá passar a competição, pedindo colaboração na sensibilização das populações para o cumprimento das regras de segurança.
A finalizar, de referir que todos os estabelecimentos de restauração e bebidas do concelho da Póvoa de Lanhoso vão poder funcionar até às 4 horas, do dia 27 de Fevereiro, devido à realização da prova do Rally Torrié.
 
Rallye Torrié
Póvoa de Lanhoso
Sábado, 26 de Fevereiro
PE 1 – Verim – Soengas – 16h00
(Verim, Friande, Parada de Bouro, Soengas)
PE 2 – Sanguinhedo – Oliveira 16h30
(Sanguinhedo, Azevedo, Anissó, Serzedelo, Oliveira)
PE 3 – Super Especial “Póvoa de Lanhoso – Terra do Ouro” – 20h30
(centro da Vila da Póvoa de Lanhoso)
 
Domingo, 27 de Fevereiro
PE 5 – Sanguinhedo – Carvalhal 11h00
(Sanguinhedo, Azevedo, Anissó, Soutelo, Carvalhal)
PE 8 – Ermal – Carvalhal 13h00
(Guilhofrei, Azevedo, Anissó, Soutelo, Carvalhal)
Mais informação aqui.
De modo a que a prova decorra com a maior segurança de todos, organização apela ao cumprimento das seguintes indicações:
– Ter especial atenção com as crianças
– Evitar circular nas estradas por onde se vão disputar as provas especiais de classificação, entre as 8h30 e as 18h00
– Programar os afazeres de modo a não ter de se deslocar para os campos ou pastos nesses dias, nos horários previstos, aquando da passagem dos carros da prova
– Acautelar que o gado e outros animais não possam invadir e utilizar as estradas da prova
– Escolher locais afastados das bermas da estrada para ver as passagens das equipas em prova
– Obedecer e cumprir as indicações dos agentes da GNR e dos elementos da organização 
 
Mais informações em www.targaclube.com.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *