Cultura, Vagos

“Vagos em Música” recebe o Coral Polifónico de Santa Cecília

No próximo dia 27 de Fevereiro de 2011, o “Vagos em Música” recebe o Coral Polifónico de Santa Cecília, de Calvão. Neste concerto, de música sacra, o Coral Polifónico apresentará várias obras como G. Verdi, Edward Elgar, Espiritual Negro, Giovanni Cosseti, entre outros.

O concerto realiza-se, como sempre, na Igreja Matriz de Vagos, pelas 18h. 

O Coral Polifónico de Santa Cecília foi criado em 1926 pela mão do Padre Baptista, primeiro pároco de Calvão. Começou por ser um grupo que congregava a juventude que, com muita dedicação, conseguiu aprender música pela mão de quem, com auxílio de um velho órgão, incutia o gosto pelo canto sagrado.

Nas décadas de 1960 a 1980, o grupo quase se extinguiu. Renasce em 1980 pela mão de antigos elementos que se começaram a reunir aos sábados, procurando novos elementos, tendo conseguido dinamizar o grupo que canta, actualmente, com 38 membros.

Tal como outrora, reúne-se sistematicamente aos sábados para ensaio, o que tem permitido percorrer todo o país, em concertos de música Sacra ou Profana, contando já com mais de uma centena de actuações e com um repertório preparado com cerca de setenta números.

Em 1999 fez uma digressão de uma semana, por França, a convite do Coral de Saint Mareei Lês Valances, tendo efectuado cinco concertos.

Das actividades mais marcantes, destacam-se os Concertos de Natal, de Semana Santa e de Primavera (com repertório apropriado) que, em Calvão ou noutros locais por onde passam, sempre deixaram boas recordações. 

Maestro: Manuel Augusto Frade

De nome Manuel Augusto da silva Frade, é o terceiro maestro deste grupo. É dignificante porque se trata de um filho da terra, de alguém que procura transmitir a sua cultura e, o seu gosto pela música, aos seus conterrâneos,

Nascido a 12 de Abril de 1940, em Calvão, é filho do primeiro maestro do grupo. Advogado de profissão, formado pela Universidade de Coimbra em 1973.

É maestro do grupo desde 1987, tendo ele vivido as boas e más aventuras, sempre mostrando que o gosto que nutre pela música, ajuda a crescer, dinamizar e solidificar o bom relacionamento entre todos os seus elementos. 

Repertório

Lord Y Want Espiritual Negro

O Santíssima Arranjo de Manuel Faria

Stabat Mater Estêvão de Brito

Ave, Regina Caelorum F.Sopiano

Ave Maria Giovanni Battista Cossetti

My Lord What a Morning Espiritual Negro

Ave Verum Edward Elgar

Tollite Hostias C.Saint Saëns

Tenebrae Factae Sunt Davide Perez

Va Pensiero G. Verdi

Herr Deine Güte A. E. Greel

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *