Educação, S. João da Madeira

Escolas de S. João da Madeira visitam Ecocentro Municipal

Com o intuito de sensibilizar e educar a comunidade escolar de S. João da Madeira para a separação selectiva, estão em curso várias visitas de estudo ao Ecocentro Municipal, no âmbito do programa escolar da Agenda 21 Local. As próximas, se as condições atmosféricas o permitirem, acontecem nos dias 17, 21 e 28 de Fevereiro, sempre pelas 14h30.

Nestas deslocações, são abordados com os alunos diferentes aspectos relacionados com a separação dos resíduos, como sejam as regras a seguir pelos cidadãos para facilitar a recolha selectiva do lixo e o percurso que este segue, desde cada casa ou escola, até estar completo o processo de reciclagem.

Desta forma, a autarquia pretende divulgar o Ecocentro Municipal e o importante papel que este equipamento tem no desenvolvimento sustentável da cidade de S. João da Madeira. Além da sensibilização dos próprios alunos, esta é uma forma de, através dos mais novos, de promover comportamentos ambientalmente responsáveis no seio das famílias sanjoanenses.

Em paralelo estão a ser desenvolvidas acções de formação nas próprias escolas, sobre temas como a separação selectiva, a compostagem doméstica e o consumo Sustentável.

O Ecocentro Municipal de S. João da Madeira entrou em funcionamento em Outubro de 2009. Desde então, os sanjoanenses contam com um espaço devidamente preparado para receber grandes quantidades de resíduos recicláveis produzidos no concelho.
A lista completa inclui: papel e cartão; embalagens de vidro; embalagens de plástico e de metal; “monstros” (móveis, colchões, alcatifas, malas, oleados, etc); resíduos de construção e demolição; madeiras (paletes, caixas e contentores); resíduos verdes de jardim e resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, além de óleos alimentares, pilhas e acumuladores, rolhas e tampas, toners e tinteiros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *