Educação, Évora, Tecnologia

Câmara de Évora realiza sessões sobre segurança na internet nas escolas

A Câmara Municipal de Évora, a convite do Agrupamento de Escolas nº3, está a realizar durante o mês de Fevereiro um conjunto de sessões sobre segurança na Internet para alunos do 1ºCiclo e 2º ciclo do Ensino Básico, procurando esclarecê-los melhor como utilizar a internet, nomeadamente acerca dos cuidados a ter quando navegam nesta rede de comunicação mundial. 

Esta iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Europeu da Internet Segura (8 de Fevereiro), que este ano tem como slogan “É mais do que um jogo, é a tua vida”, sendo organizado a nível europeu pela Insafe, rede de cooperação dos projectos que promovem a sensibilização e a consciencialização para uma utilização mais segura da Internet.  

É neste sentido que o MuTIC (Unidade de Apoio Tecnológico do Concelho de Évora dependente da Divisão de Organização e Gestão Informática da Câmara Municipal), em parceria com o Espaço Internet de Évora, está já a dinamizar um conjunto de sessões destinadas aos alunos do 3º e 4º anos de escolaridade (EB1 de S. Mamede), do 5º e 6º anos de escolaridade (EB 2,3 de Santa Clara) e para as turmas do 3º e 4º ano da EB1 Horta das Figueiras.  

Para obter informações mais pormenorizadas das actividades pode consultar o blogue do MuTIC (http://muticcme.blogspot.com/) ou o respectivo Facebook. 

O crescimento do parque informático nos estabelecimentos de ensino, nos serviços externos e agentes da autarquia nos últimos anos levou à criação pela Câmara de Évora de uma solução para apoio tecnológico e informático mais flexível e autónoma.  

Deste modo, foi criada a Unidade MuTIC (Unidade de Apoio Tecnológico do Concelho de Évora), exclusivamente vocacionada para intervir em problemas informáticos e tecnológicos pretendendo dar uma resposta rápida e eficaz às solicitações, com particular incidência nas Escolas Básicas do 1º ciclo, Jardins-de-Infância e Juntas de Freguesia, mas prestando também apoio a outras iniciativas e agentes do município.  

A Unidade MuTIC presta assistência técnica a equipamentos informáticos; efectua a implementação e montagem de infra-estruturas de rede e presta apoio a actividades pedagógicas que envolvam TIC’s – Tecnologias de Informação e Comunicação – assim como a eventos e acções, nomeadamente de promoção de projectos municipais e suporte a acções de formação em TIC’s, de modo a combater a info-exclusão.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *