Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Mesa Redonda discute Gestão de Resíduos na Póvoa de Lanhoso

“Os Resíduos na Póvoa de Lanhoso” são o tema da Mesa Redonda que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove no próximo dia 17 de Fevereiro (quinta-feira), pelas 15h00, no Theatro Club. Considerando que um ambiente protegido é decisivamente sinónimo de qualidade de vida, esta iniciativa pretende o envolvimento dos povoenses e de diferentes autarcas locais, na definição de uma nova estratégia para os Resíduos Sólidos, que vá de encontro aos objectivos da Agenda 21 Local, ancorados numa metodologia partilhada, que privilegia a criação de uma “visão comum do futuro”.

Assim, de modo a permitir a reflexão e a discussão sobre os novos desafios e perspectivas para a gestão de resíduos para os próximos anos no nosso Concelho, esta oportunidade conta com as intervenções de responsáveis políticos municipais da Póvoa de Lanhoso, como o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista, e a Vereadora Fátima Moreira, o Director Geral Executivo da Braval, Pedro Machado, e técnicos da Autarquia da Póvoa de Lanhoso.

A iniciativa é aberta à participação de toda a comunidade interessada, pretendendo recolher os contributos de todos para a definição de uma estratégia municipal a este nível, que vá de encontro às reais necessidades da população. “A protecção do Ambiente estabelece desafios do mesmo modo que concede oportunidades. É fundamental acompanhar, com novas estratégias no terreno, um público consumidor cada vez mais sensível do ponto de vista ecológico”, elucida a Vereadora Fátima Moreira.

Programa.

O programa prevê a abertura da sessão pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, seguida de uma contextualização da iniciativa pela Vereadora Fátima Moreira.

De seguida, Adriana Sousa, Chefe de Divisão do Ambiente, fala sobre “Responsabilidade da Autarquia na gestão de resíduos” e “Encargos da Autarquia e cidadãos na gestão de resíduos”. Segue-se a intervenção de Henrique Martins, do Gabinete Municipal de Sistemas Informação Geográfica, sobre “Proposta de nova Estratégia gestão de Resíduos: Rotas e horários; Ordenamento dos Ecopontos e Papeleiras; Rotas de Recolha e Transporte”.

Depois do debate, intervém o Director Geral Executivo da Braval, Pedro Machado, com uma apresentação das novas valências e projectos da BRAVAL. Segue-se a intervenção Natália Costa, do Sector de Espaços Verdes e Limpeza Urbana da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, sobre “Recursos/Meios envolvidos na gestão de resíduos Verdes, Monstros e de resíduos de varredura”. Depois e antes do encerramento pelo Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista, e pela Vereadora Fátima Moreira, intervém Melisa Costa, do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, sobre a “Importância da Sensibilização ambiental para a mudança de atitudes”.

Esta Mesa Redonda, que reúne decisores políticos, responsáveis e técnicos da área ambiental bem como a população em geral pretende alargar perspectivas e fazer ouvir as diferentes vozes com um papel importante na definição de estratégias municipais ao nível da gestão dos resíduos no Concelho da Póvoa de Lanhoso, daí que a participação de todos seja fundamental.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *