Mangualde, Sociedade

Mangualde promove cidadania activa

A Câmara Municipal de Mangualde promoveu, na passada sexta-feira, dia 11 de Fevereiro, duas iniciativas com o objectivo de alertar e consciencializar para problemáticas actuais. Assim, no Café Restaurante Moderno, realizou-se a Tertúlia “Três Mulheres, Três Gerações” e na Escola Secundária Felismina Alcântara, decorreu uma sessão de informação/ sensibilização dedicada à importância do voluntariado.

Com elevada participação, a Tertúlia “Três Mulheres, Três Gerações” desenvolveu-se em torno da evolução no quotidiano e na mentalidade geracional das Mulheres, ao longo de diferentes épocas e gerações, e contou com a presença da Secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais. Na abertura do evento estiveram presentes Joaquim Patrício, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Maria José Coelho, Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Mangualde e Rosabela Afonso, Presidente da ACCIG. O encerramento ficou a cargo de Elza Pais. Cristina Lopes, Conselheira para a Igualdade de Género de Mangualde, e Mª Helena Corrêa, Vice-Presidente da Associação de Mulheres Socialistas foram as oradoras convidadas do evento que consistiu num momento comparativo entre realidades, na busca de um fio condutor. A Tertúlia, moderada por Eugénia Passada da ACCIG, integra-se no projecto “Mulheres na Sociedade: Empoderar para Participar”, que pretende dotar as mulheres de capacidades para o exercício de uma cidadania plena, combatendo a persistente discriminação em função do sexo de que são vítimas, capacitando-as para a assunção de direitos fundamentais consagrados na Constituição da República Portuguesa. O debate no restaurante mangualdense, resultou da parceria entre a Câmara Municipal de Mangualde e a ACCIG.

Com vista a assinalar o Ano Europeu do Voluntariado, o Banco Local de Voluntariado de Mangualde, realizou uma sessão de informação/ sensibilização. A iniciativa tinha como objectivo sensibilizar os jovens para a importância do voluntariado e dar-lhes a conhecer a organização do voluntariado em Mangualde. Margarida Chaves, Técnica de Acção Social, dinamizou esta sessão dirigida os alunos da turma do 12º ano do Curso Tecnológico de Acção Social, e procurou sensibilizar esta população para a importância da sua participação cívica. A iniciativa deu, ainda, a conhecer o funcionamento do Banco Local de Voluntariado de Mangualde.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *