Cultura, Póvoa de Lanhoso

Entregues os prémios do Concurso Literário “Vamos Lá Escrever” – Póvoa de Lanhoso

Já foram entregues os prémios referentes à segunda edição do concurso literário «Vamos Lá Escrever», iniciativa do Departamento Curricular de Línguas da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, que contou com o apoio da Câmara Municipal Povoense, de entre outros. Promover hábitos de escrita criativa, fomentando-se o gosto pela literatura, foi o objectivo desta iniciativa.

Na categoria de poesia, o 1.º prémio foi entregue aos textos «Em Ti» e «Amor Imortal» de Maria Elisa Contez Amaro da Costa; e o 2.º prémio foi entregue ao texto «Avó Lua» de Ana Cristina Vieira Oliveira. Na categoria de prosa, o 1.º prémio foi entregue ao texto «Amor de Ilusão» de Ana Catarina Rodrigues Veloso; o 2.º prémio coube ao texto «Mistério da Ponte de Mem Gutierres» de José Pedro Oliveira Pereira; e o 3.º prémio foi atribuído aos textos «Simplesmente Maria» de Maria José Oliveira Fernandes e «Saudade» de Sandrina Antunes Gonçalves.

“Pelos resultados obtidos, considera-se que o objectivo foi alcançado, pois, de acordo com o testemunho do júri, alguns trabalhos evidenciaram uma manifesta aptidão para a escrita literária que merece ser estimulada. Alguns dos textos serão editados em edições do jornal Preto no Branco e em futura edição da revista com o mesmo nome”, refere o professor coordenador da iniciativa, Manuel Sousa.

A cerimónia de entrega de prémios, que decorreu no dia 27 de Janeiro, pelas 17h30, na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, foi presidida pelo Director da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, professor José Manuel Ramos Magalhães, estando também presentes a Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, a representante da Óptica 1 que também apoiou este evento, Isabel Fernandes, membros do júri e os concorrentes premiados, além de professores e alunos da escola que quiseram associar-se. Todos os premiados receberam os respectivos prémios no acto solene das mãos da Vereadora da Educação e da representante da Óptica 1.

O 1.º prémio de cada categoria recebeu 100€ em dinheiro e o 2.º prémio de cada categoria recebeu 70 € em dinheiro.  Os dois terceiros prémios receberam a mais recente edição da Diciopédia. “Esta iniciativa teve o imprescindível apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, da Óptica 1 do senhor Álvaro Oliveira, e da Porto Editora”, salienta o referido coordenador.

Submeteram-se a concurso, em poesia, sete concorrentes, com vários poemas, que apresentaram entre um e três poemas respectivamente. Em prosa, foram admitidos a concurso 38 trabalhos. Os concorrentes do escalão referente ao ensino básico não foram nem em número nem em qualidade que justificasse qualquer distinção por parte do júri.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *