Economia, Sociedade

Empresas da EXPORT HOME exportam 70% do que produzem

A aposta no design apresenta-se como um factor fundamental para o incremento das exportações do mobiliário português. O design e a internacionalização são indissociáveis e vitais para o negócio de muitas empresas. Abundam os exemplos, na edição da EXPORT HOME 2011, de empresas referência a estes níveis. Isto numa altura em que o Governo português definiu como prioridade do País o incremento das exportações.  

A EXPORT HOME – Mobiliário, Iluminação e Artigos de Casa para Exportação, a acontecer na próxima semana, na EXPONOR, de 23 a 27 de Fevereiro tem, ao longo das várias edições, acolhido e incentivado vários eventos que têm o design como dínamo, contribuindo para dar ainda mais visibilidade à indústria nacional de mobiliário. Este ano não é excepção.

A realização do espaço Living Art, uma porta aberta aos jovens criadores que se apresentam pela primeira vez ao mercado profissional; o regresso do Evento de Design, que na décima edição exibe uma mostra de design; a atribuição do Prémio Design EXPORT HOME; e a realização de workshops, subordinados aos temas “Formação, design e empreendedorismo”, promovidos pelo IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave), o IPVC (Instituto Politécnico de Viana do Castelo) e a Ready Mind – Associação sem fins lucrativos para a Reutilização de Resíduos, são as propostas de actividades paralelas em destaque na EXPORT HOME 2011.

O Evento de Design volta assim a ser uma aposta da organização, contando na décima edição com a chancela da APEIEMP – Associação para o Pólo de Excelência e Inovação das Empresas de Mobiliário de Portugal. Este ano “veste” uma nova roupagem, o mesmo que dizer que se apresenta com outros moldes, de forma a alcançar ainda mais visibilidade. Localizada na galeria do pavilhão 6, estará patente uma mostra de design, durante o período do certame, revelando as melhores peças de design da feira, numa selecção prévia da APEIEMP.

A novidade deste ano é o Prémio Design EXPORT HOME. A selecção das peças a concurso será realizada e anunciada na feira. No dia 25, sexta-feira, será conhecido o vencedor. Para informações detalhadas sobre esta e outras actividades consulte www.exporthome.exponor.pt).  

Iniciativas como o Evento de Design colocam a descoberto o que já há muito é reconhecido pelos empresários portugueses, a par da internacionalização, a importância do design enquanto factor decisivo de competitividade e de sucesso num mercado global.  

Para a A.Leal, cuja história se confunde com a da feira, a aposta no design significa «inovação, criatividade e adaptação dos produtos às tendências de mercado», diz Sandra Leal, CEO da empresa. Também o percurso da Jetclass acompanha o da EXPORT HOME. Foi a primeira exposição para profissionais na qual participaram e onde tiveram os primeiros contactos com outros mercados. Actualmente, é conhecida em vários países pela originalidade dos seus produtos, fruto da aposta no design. «É um elemento facilitador e promotor da internacionalização», sintetiza Agostinho Moreira, da Jetclass.

E se há empresas veteranas em outros mercados, há outras que começam agora a dar os primeiros passo, como o caso da Douroestofo, que teve o primeiro contacto com o mercado externo na edição passada. Conferindo ao design grande importância na concepção dos seus modelos, Miguel Pinto, gerente da Douroestofo, revela que é «uma aposta constante».

E porque a crise é  uma realidade e não pode ser escamoteada, revela-se fundamental para o sucesso e sustentabilidade de muitas empresas portuguesas a aposta no design, constituindo «um factor determinante e que está na génese do nosso sucesso», diz Gualter Torres, sócio-gerente da Gualtorres, acrescentando ainda que as exportações excedem os 70% da sua produção.

Também para a MAB, o mercado externo representa a mesma quota de vendas, tendo-o conseguido pelo design que incorporam os seus produtos. Para que o design seja uma inovação diária, Rui Barbosa, responsável da Qualidade, referiu que tem nos seus quadros duas designers. «Todos os nossos produtos são patenteados e desenvolvidos internamente». Consulte as entrevistas na íntegra em www.exporthome.exponor.pt).  

Pelos corredores da EXPONOR vão passar, de 23 a 27 de Fevereiro (de quarta- feira a domingo, das 10h00 às 20h00) os decisores das principais cadeias internacionais de compras, provenientes de mais de 30 países, que poderão avaliar na EXPORT HOME o melhor da produção nacional de mobiliário, Iluminação e Artigos de Casa para Exportação.  
 

Programa de Actividades Paralelas:

23  a 27 de Fevereiro|(10h/20h00) 

Espaço Living Art

Local: Pav. 4

Organização: Portuguese Business/EXPONOR

– Exposição Novos Talentos

– Workshop Novos Talentos

Temas: Formação/Design e Empreendedorismo

Horário: das 14h30/16h30

 – IPVC (Instituto Politécnico de Viana do Castelo), dia 23 Fevereiro

 – Ready Mind, dia 24 Fevereiro

 – IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave), dia 25 Fevereiro 

– Exposição de biombos da “Árvore”

Organização: Cooperativa Árvore

Horário: durante o período da feira 

– Exposição de Fotografia do Instituto Português de Fotografia

Organização: Instituto Português de Fotografia

Horário: durante o período da feira 

Animação musical com:

Rente Piano e Academia Musical de Viatodos (Barcelos)

Prova de vinhos e Queijos

Garrafeira da Granja com vinhos Pedro Milanos e queijos D. Villas 

X Evento de Design

Local: Galeria do Pav. 6

Organização: APEIEMP – Associação para o Pólo de Excelência e Inovação das Empresas de Mobiliário de Portugal/EXPONOR 

25 de Fevereiro|(sexta-feira) 

Apresentação do vencedor do Prémio Design EXPORT HOME

Organização: APEIEMP – Associação para o Pólo de Excelência e Inovação das Empresas de Mobiliário de Portugal/EXPONOR 

Programa: Workshop – “Processos de Design Aplicados à Concepção de Produtos”

Organização: IPCA (Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Barcelos)/EXPONOR

Horário: 14h30 às 16h30

Oradores:

João Pedro Lopes (AIMMP), Maria João Félix (IPCA-EST), Graça Silva (IPCA-EST), Cláudio Ferreira (IPCA-EST), Miguel Terroso (IPCA-EST) e Paula Tavares (IPCA-EST). 

Informações úteis:

EXPORT HOME – Mobiliário, Iluminação e Artigos de Casa para Exportação

Data: 23 a 27 Fevereiro (de 4ª feira a domingo)

Horário: Todos os dias, das 10h às 20h

Local: EXPONOR, Leça da Palmeira

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *