Seixal, Sociedade

Visita a equipamentos sociais que entram em funcionamento até Abril – Seixal

No próximo dia 16 de Fevereiro, quarta-feira, tem lugar uma visita a  quarto equipamentos sociais do concelho, cuja abertura se prevê acontecer até Abril deste ano. São eles o Lar e Creche Social do Seixal, a Unidade de Cuidados Continuados da ARIFA, o Lar Residência da CERCISA e a Creche Sonho Azul.

.

Recorde-se que para este ano de 2011 está prevista a abertura de 6 equipamentos sociais no total, construídos no âmbito dos programas PARES e MODELAR, num investimento total de cerca de 10 milhões de euros que darão resposta a 128 crianças, 172 idosos, 19 indivíduos portadores de deficiência e 30 utentes de cuidados de saúde continuados e que criarão cerca de 200 postos de trabalho no concelho.

Programa da Visita:

10  horas – Lar e Creche Social do Seixal

11.30 horas – Unidade de Cuidados Continuados da ARIFA

15. 00 horas . Lar Residência da CERCISA

16.30 horas – Creche Social Sonho Azul

Creche Social, Lar e Centro de Dia de Idosos do Seixal

Data de Novembro de 2009 o lançamento da primeira pedra da Creche e Lar Social do Seixal, prevendo-se que até ao final de Fevereiro de 2011 as obras estejam concluídas e que, no próximo mês de Abril, o equipamento seja inaugurado. O edifício localizado na Quinta D. Maria, Seixal, representa um investimento total de 2,7 milhões de euros, em que a Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal assume 850 mil euros, a Segurança Social através do programa PARES financia o projecto em 1 milhão e 60 mil euros, a Junta de Freguesia do Seixal comparticipa com 11 mil euros e a Autarquia, além da cedência do terreno e da concepção dos projectos investe 857 mil euros. O equipamento contempla, para além das 52 camas do lar, um centro de dia para 50 pessoas, apoio domiciliário para 80 e uma creche para 29 crianças entre os 3 meses e os 4 anos. Além da resposta social que dará, cria 80 postos de trabalho no concelho.

Unidade de Cuidados Continuados de Amora

A Unidade de Cuidados Continuados (UCC) de Amora está concluída, estando a sua abertura dependente da ligação ao ramal de electricidade. A UCC tem capacidade para 30 utentes, com 12 quartos duplos, 6 quartos individuais, sala de convívio, sala de refeições, ginásio, piscina de hidroterapia, sala de electroterapia, cabeleireiro e podólogo, consultórios de apoio médico e social e enfermarias. Numa segunda fase está prevista ainda a construção de edifícios para as seguintes valências: creche, jardim pedagógico, centro de dia e apoio administrativo, jardim-de-infância e Unidade de Apoio à Deficiência.

A UCC de Amora representa um investimento de cerca de 1 milhão e 200 mil euros, sendo a comparticipação do Ministério da Saúde, através do programa MODELAR, de 750 mil euros, e da Câmara Municipal do Seixal de 390 mil euros. A Autarquia também cedeu o terreno para a construção do edifício. Com a entrada em funcionamento vão ser criados 40 postos de trabalho directos e 60 indirectos.

Lar Residencial e Residência Autónoma da CERCISA, Arrentela

A construção deste Lar está concluída. O equipamento está em fase de preparação para entrada em funcionamento, nomeadamente a aguardar a entrega de mobiliário. Prevê-se que até Março abra as suas portas, criando 16 novos postos de trabalho. A Câmara Municipal do Seixal cedeu o terreno e apoiou a construção da obra, com um investimento de 250 mil euros. Este equipamento representa um valor global de cerca de 980 mil euros, sendo ainda financiado pelo Programa de Alargamento das Respostas e Equipamentos Sociais (PARES), pela Câmara Municipal de Almada e pela instituição. O Lar Residencial e Residência Autónoma vem dar resposta às necessidades de alguns dos utentes da CERCISA. Irá acolher pessoas adultas com deficiência do Seixal e de Almada, cujos agregados familiares já não respondam às suas necessidades básicas ou não possuam estrutura familiar. Terá capacidade para acolher 12 pessoas na valência de lar residencial, 5 na valência de residência autónoma e ainda 2 vagas de emergência reservadas para a Segurança Social.

Creche Sonho Azul

A Creche Sonho Azul, na Quinta do Moinho de Vento, Aldeia de Paio Pires, está quase concluída, encontrando-se em fase de acabamentos. Prevê-se a sua inauguração para o mês de Abril. Este equipamento, que irá integrar as valências da Cooperativa de Solidariedade Social Pelo Sonho É que Vamos, vai dar resposta social a 33 crianças, 8 no berçário (a partir dos 4 meses) e 25 na creche (até aos 3 anos). O projecto inclui 4 salas de berçário e creche, complementadas com salas de apoio e salas polivalentes, e conta com 10 profissionais da área da educação. A Creche Sonho Azul representa um investimento na ordem dos 600 mil euros, com uma comparticipação do Programa PARES de 130 mil euros. O investimento da Câmara Municipal do Seixal nesta obra foi de 325 mil euros, tendo ainda cedido o terreno para a construção da creche e assegurado o arranjo dos espaços exteriores.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *