Cultura, Portimão

Filmes de animação realizados por jovens no Museu de Portimão vão ser exibidos em festival brasileiro

As curtas-metragens de animação “À conversa com Manuel Teixeira Gomes” e “A Festa”, produzidas por jovens no Museu de Portimão, serão exibidas em Maio no Tourfilm Brazil, o único festival internacional de filmes de turismo em toda a América Latina.

As películas foram criadas na Oficina Educativa do Museu de Portimão durante os programas de férias da Páscoa dos dois últimos anos, com a participação empenhada de crianças dos 7 aos 12 anos.

Para além de elaborarem o guião, os jovens conceberam os cenários e as personagens, ajudaram na gravação das animações e na montagem em computador e contribuíram com as suas vozes para a dobragem final, com o apoio da Lunática Filmes.

Devido ao sucesso da iniciativa, este ano lectivo faz parte do Programa Educativo do Município de Portimão o projecto do Museu “Ideias e Formas em Movimento”, que introduz os diferentes processos de animação junto de alunos do Ensino Básico, Secundário e Universitário.

As sessões podem ser agendadas na Oficina Educativa do Museu de Portimão (282 405 235 ou oficinaeducativa@cm-portimao.pt) e decorrem nas manhãs e tardes de segunda e sexta-feira, de acordo com inscrição prévia.

Os dois filmes já foram seleccionados e exibidos em Setembro último na cidade de Barcelos, durante o 3º Art&Tur – Festival Internacional de Filmes de Turismo, que, como o Tourfilm Brazil, é membro do CIFFT – Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo (www.cifft.com).

O certame brasileiro, que decorre anualmente na cidade de Florianópolis, está agendado para o período entre 19 e 21 de Maio próximo e engloba a atribuição de prémios em diversas categorias temáticas (www.tourfilmbrazil.com/).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *