Lamego, Tecnologia

Especialistas alertam jovens de Lamego para os riscos da Internet

Uma sala completamente lotada, constituída sobretudo por alunos do ensino secundário do concelho de Lamego, escutou o mesmo alerta lançado por vários responsáveis de instituições públicas: a utilização das redes sociais e de jogos online acarreta diversos riscos. Este aviso foi acompanhado por um convite à reflexão e diálogo sobre a forma como os jovens devem viver a experiencia virtual e o impacto que as suas acções virtuais têm na vida real. Este encontro serviu para assinalar em Lamego, no Teatro Ribeiro Conceição, o Dia Europeu da Internet Segura.

Sob o mote É mais que um jogo. É a tua vida, o balanço final desta iniciativa é considerado muito positivo por Margarida Duarte, vereadora com o pelouro da Juventude: “Conseguimos sensibilizar os jovens para as questões da privacidade e protecção de dados e apelar à utilização consciente das novas tecnologias”. Entre os oradores do encontro destacou-se a presença de Sérgio Martinho, responsável da Segurança e Estratégia de Plataformas da Microsoft-Portugal.

Ao longo da tarde de 8 de Fevereiro, alunos, professores, pais e encarregados de educação conheceram em pormenor os principais perigos associados à utilização da Internet: o livre acesso a conteúdos impróprios, os contactos potenciais por parte de pessoas mal intencionadas e a realização de práticas comerciais e publicitárias não-éticas. Recentemente, estas ameaças à segurança online foram actualizadas, passando também a incluir os comportamentos irresponsáveis ou compulsivos e o copyright, ou seja, a violação dos direitos de autor.

Organizado pela Câmara Municipal de Lamego, através do espaço Internet Lamego Digital, estiveram representadas no encontro Internet Segura as seguintes entidades: a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo de Lamego, o Centro Diocesano de Promoção Social de Lamego e a Polícia de Segurança Pública-Programa Escola Segura, para além da Microsoft-Portugal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *