Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Espaço Jovem com terminal leitor do Cartão do Cidadão – Póvoa de Lanhoso

O Espaço Jovem da Póvoa de Lanhoso disponibiliza, a partir de segunda-feira, dia 7 de Fevereiro, um terminal leitor de cartões do cidadão, acessível a toda a população.

Através da utilização deste equipamento, será possível o acesso a variados serviços online, utilizando  as funções electrónicas disponíveis do Cartão do Cidadão. Continuar a proporcionar aos Povoenses o livre acesso às novas tecnologias, através, neste caso, da utilização deste equipamento, que permite chegar a variadíssimos serviços por qualquer portador do cartão do Cidadão, é o objectivo do Espaço Jovem, localizado no Parque do Pontido, na Vila da Póvoa de Lanhoso.

De entre diversas funcionalidades, este equipamento permite alterar a morada sem implicar a necessidade de pedir um novo Cartão de Cidadão, por exemplo. Permite ainda realizar serviços das Finanças, marcar uma consulta médica ou consultar a lista de espera para cirurgia, revalidar a Carta de Condução, criar uma empresa online, pedir online o registo da transferência de propriedade de veículo automóvel, fazer pedidos de certidões, fazer o registo predial, etc. Como serão realizadas online, várias destas funcionalidades terão elevados descontos comparativamente com os custos da realização das mesmas de forma presencial.

De entre outras possibilidades, através deste terminal leitor de Cartões do Cidadão, os utilizadores podem comprovar a sua identidade através da internet e do certificado digital de autenticação presente no chip do Cartão; atribuir uma assinatura electrónica qualificada, por exemplo, a documentos e a e-mails; e armazenar notas pessoais em formato de texto, através do espaço (limitado) no chip do Cartão, útil, por exemplo, para registar contactos de emergência.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *