Cultura, Educação, Seixal

Crianças visitam Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal

Crianças e jovens das Escolas Básicas (3ºciclo) e Secundárias do concelho visitam hoje a amanhã, dias 8 e 9 de Fevereiro, o Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal, no âmbito da iniciativa Cartas de Amor Quem as Não Tem?

De forma a assinalar o Dia de S. Valentim, a Câmara Municipal do Seixal preparou um concurso de poesia/cartas de amor para os alunos das Escolas Básicas (3ºciclo) e Secundárias do Concelho. O concurso Cartas de Amor Quem as Não Tem? termina com uma visita ao espaço desta antiga tipografia onde os participantes podem assistir à impressão dos trabalhos seleccionados.

Esta visita repete-se no dia 12, sábado, a partir das 15 horas, desta vez dirigida ao público juvenil e adulto, com a apresentação das cartas resultantes do concurso das escolas.

Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal

Desde 27 de Novembro, a estrutura descentralizada do Ecomuseu Municipal do Seixal integra o Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal, a funcionar no piso térreo dos nºs 39-41 da Praça Luís de Camões, no Seixal, correspondente às antigas instalações da Tipografia Popular A. Palaio, Lda, que aqui funcionou entre 1955 e 2006.

Alvo de um projecto de requalificação promovido pela Câmara Municipal do Seixal, no âmbito do QREN – Acção Integrada de Regeneração e Valorização da Frente Ribeirinha Seixal – Arrentela, a antiga oficina mantém uma referência identitária específica, preservando máquinas e equipamentos que ilustram décadas de desenvolvimento técnico e tecnológico na secular actividade da composição e impressão tipográfica.

Com o contributo de Eduardo Palaio, um dos proprietários da antiga tipografia, todas as máquinas e equipamentos serão mantidos operacionais, permitindo que este importante património técnico e científico cumpra também a função de transmitir a experiência e o saber-fazer dos profissionais desta área fundamental para a fixação e transmissão de conhecimentos e manifestações culturais e sociais.

Cartas de Amor Quem as Não Tem?

Inscrições: Serviço Educativo do Ecomuseu Municipal

12 de Fevereiro, Sábado, às 15 horas

Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal

Para público juvenil e adulto

Inscrições: 210 976 112 (Telefone)

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *