Cultura, Educação, Trofa

Presidente da câmara da Trofa leu “Matilde Rosa Araújo: um olhar de menina” às crianças da EB1 de Cedões na abertura da semana da leitura 2011

Começou ontem, Segunda-feira, 7 de Fevereiro, nas escolas do Concelho, a Semana da Leitura da Trofa 2011, uma iniciativa da Câmara Municipal da Trofa, dos Agrupamentos de Escolas e das Associações de Pais locais.
 
Assim, de 7 a 11 de Fevereiro, decorrem, na Trofa, inúmeras iniciativas alusivas ao tema da Leitura, como forma de promover o hábito de Ler entre os Trofenses.
 
A festa da leitura começou com a visita da Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, à EB1 de Cedões, na Freguesia de Santiago de Bougado. Durante a visita a autarca leu o livro “Matilde Rosa Araújo: um olhar de menina” às crianças do 2º e do 3º ano daquele estabelecimento de ensino.
 
Este livro escrito por Adélia Carvalho e ilustrado por Marta Madureira vai ser oferecido às Escolas da Trofa, pela Câmara Municipal, durante estes dias dedicados à semana da leitura. Uma oferta que surge no âmbito de uma homenagem à escritora Matilde Rosa Araújo que a Câmara Municipal da Trofa vai realizar durante todo o ano de 2011.
 
Esta homenagem é fruto da forte ligação que a escritora teve com a Trofa. De recordar que o Municipio Trofense dedicou o nome do Concurso Literário Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo à escritora, e foi sempre com muito carinho que a escritora assistiu aos concertos dos Meninos Cantores do Municipio da Trofa que interpretaram várias obras suas, ao longo dos últimos anos.
 
Das actividades a decorrer, na Semana da Leitura 2011, destacam-se as várias apresentações do Plano Concelhio de Animação de Leitura, que irão decorrer no dia 8 de Fevereiro, pelas 10h00, na EB1/JI de Querelêdo para o Agrupamento de Escolas Coronado e Covelas, no dia 9 de Fevereiro, pelas 10h00, na Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado para o Agrupamento de Escolas da Trofa e no dia 11 de Fevereiro, pelas 10h00, no Salão Paroquial de Alvarelhos será apresentado o Plano Concelhio de Animação de Leitura para o Agrupamento de Escolas do Castro. 
 
O Plano Concelhio de Animação de Leitura da Trofa está a ser apresentado, nos vários agrupamentos escolares, durante esta semana da Leitura 2011 para promover o prazer e hábito de leitura nas crianças e jovens, para fomentar e desenvolver a autoconfiança, o sentido crítico, a responsabilidade e a realização pessoal e para estimular a proximidade das crianças e dos jovens com a leitura e a escrita, bem como com todas as expressões artísticas. Durante os próximos meses, mais 1500 alunos vão trabalhar cerca de duas dezenas de livros com a colaboração dos seus respectivos professores. 
A Semana da Leitura vai ainda trazer às escolas do Concelho escritores como Adélia Carvalho, Ana Saldanha e Pedro Seromenho (escritor/ilustrador) e ilustradores como Elsa Lé.
 
Paralelamente, este ano, a Semana da Leitura vai desafiar os Pais, Encarregados de Educação e outros elementos da comunidade, um pouco por todo o Concelho, a narrar e a dramatizar histórias, de resto haverá ainda apresentações de poesia, teatro, dança e artes plásticas, dinamizadas e protagonizadas pelas próprias comunidades escolares.
 
Com este tipo de projectos a Câmara Municipal da Trofa e a Biblioteca Municipal da Trofa apostam no contacto mais estreito e afectivo das crianças e dos jovens com os livros e a leitura, desenvolvendo competências transversais e específicas no âmbito da literacia e da cultura, gerando desta forma hábitos de leitura.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *