Mangualde, Sociedade

Mangualde terá centro local de aprendizagem

Ontem, (dia 7 de Fevereiro), pelas 11h30, realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde a cerimónia de assinatura do protocolo que visa regular a instalação de um Centro Local de Aprendizagem em Mangualde. João Azevedo (Presidente da Câmara Municipal de Mangualde) e o Professor Doutor Carlos Reis (Reitor da Universidade Aberta) estiveram presentes para assinatura do documento elaborado entre a Câmara Municipal de Mangualde e a Universidade Aberta. O Centro Local de Aprendizagem têm como principal objectivo acolher os estudantes e os formandos da Universidade Aberta do seu âmbito geográfico e colaborar na oferta de programas especiais de formação através de acordos com instituições locais. Eficácia, eficiência e imunidade deverão ser os princípios regedores destes centros.
O edil mangualdense, João Azevedo, afirmou que «Mangualde tem um importante historial na aprendizagem e este processo vem assim dar continuidade a essa história. Este é um passo fundamental para o desenvolvimento de Mangualde». Sublinhou que «neste quadro difícil – mas que deve ser simultaneamente de motivação e confiança –, com este protocolo, estamos a introduzir novos elementos de aprendizagem para que os mangualdenses possam ter a oportunidade de melhorar a sua qualificação. Esse é o objectivo deste acordo assinado hoje entre a Câmara Municipal de Mangualde e a Universidade Aberta». Para o autarca, «este protocolo vai dar frutos para os mangualdenses e para o tecido empresarial, porque um autarca atento aposta sempre na educação e no sector económico. Esta é a grande diferença entre os concelhos que querem encontrar soluções para os cidadãos e os que não querem».
 
Assim, com a implementação deste protocolo passa a ser da responsabilidade de Câmara Municipal de Mangualde dotar o Centro Local de Aprendizagem com um centro de documentação/biblioteca, uma sala de exames, uma sala de tecnologias de informação e comunicação e uma sala de eventos. É de salientar que, são ainda da competência da Câmara Municipal a manutenção e segurança destes espaços. Por outro lado, assegurar a criação e gestão do Centro são competências atribuídas à Universidade Aberta.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *