Cultura, Santo Tirso

IV Ciclo de Jazz de Santo Tirso

O IV Ciclo de Jazz de Santo Tirso vai arrancar e, para assinalar o início do certame, na próxima sexta-feira, dia 11 de Fevereiro, o Centro Cultural de Vila das Aves recebe, pelas 21h30, Ohad Talmor. A actuação do instrumentista norte-americano integra o seu novo projecto, NewsReed. O espectáculo tem entrada livre. 

Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, o Ciclo de Jazz tem como objectivo promover o gosto pelo jazz, através da promoção de concertos com os mais destacados músicos de jazz do panorama nacional e internacional. Depois do concerto de Ohad Talmor, no próximo dia 11 de Fevereiro, o Ciclo de Jazz regressa a 6 de Maio com a apresentação no Centro Cultural do mais recente projecto do músico italiano Andrea Lombardini, a Broken Band.   

Destacado saxofonista, compositor e arranjador, Ohad Talmor junta neste seu novo projecto musical grandes músicos da nova cena jazzística nova-iorquina, nomeadamente Jacob Sacks (piano), Matt Pavolka (baixo), Dan Weiss (bateria). Com um repertório variado que funde jazz contemporâneo com música clássica oriental e funk, o NewsReel desconcerta músicas e discursos que emergem do universo iconoclástico de Ohad Talmor. 

No concerto a realizar no Centro Cultural, Ohad Talmor conta ainda com André  Fernandes como convidado especial. Guitarrista português e um dos nomes de maior destaque da nova geração do jazz nacional, André Fernandes foi convidado, em 2006, a integrar o Lee Konitz New Nonet, formação dirigida, precisamente, por Ohad Talmor. Este será também o regresso de André Fernandes ao Centro Cultural de Vila das Aves, depois de ter actuado em Julho de 2010 com o vibrafonista Jeffery Davis, no âmbito do III Ciclo de Jazz de Santo Tirso. 

OHAD TALMOR

Saxofonista, compositor e arranjador, natural de Israel mas radicado nos Estados Unidos, Ohad Talmor emerge no panorama musical nova-iorquino a partir de 1995, tendo tocado com grandes músicos como Steve Swallow, Dave Douglas, Chris Potter, Jim Black e Carla Bley. Como director musical, destacam-se os arranjos que fez para o colectivo do mítico Lee Konitz, para o sexteto de Steve Swallow e para o String Project. O instrumentista toca regularmente com o sexteto de Steve Swallow e com o baterista Adam Nussbaum. Paralelamente, tem escrito música para diversas formações, entre as quais os Brecker Brothers, a Orquestra Jazz de Matosinhos e a Big Band de Lausanne, bem como para alguns músicos da área clássica/erudita.  
 

CICLO DE JAZZ DE SANTO TIRSO

Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso sob coordenação artística de José Carlos Santos, a primeira edição do Ciclo de Jazz teve início em 2008, com o concerto de Sofia Ribeiro e do contrabaixista Gui Duvignau. No âmbito desta iniciativa passaram também pelo Centro Cultural, ainda nesse ano, o quinteto do contrabaixista galego Xacobe Martínez Antelo e o quarteto do contrabaixista argentino Demian Cabaud. Este último regressaria em 2009, mas noutra formação, integrando a segunda edição do Ciclo de Jazz, no âmbito da qual actuaram também o guitarrista Pedro Madaleno, o João Lencastre Group e o Rui Caetano Trio. Em 2010, na terceira edição do Ciclo de Jazz foi a vez das actuações do quinteto de André Carvalho, dos quartetos de Júlio Resende, Jeffery Davis e Mário Santos, e ainda da cantora Adriana Miki.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *