Cultura, Seixal

Elfos e Outras Criaturas Fantástica​s na Biblioteca Municipal do Seixal

Elfos e Outras Criaturas Fantásticas é o nome da iniciativa que vai decorrer de 15 a 25 de Fevereiro, das 15 às 17 horas, no Espaço Jovem da Biblioteca Municipal do Seixal, onde os participantes vão poder criar máscaras de Carnaval e painéis baseados no conto O Elfo da Rosa, de Hans Christian Andersen.
 
Aliás, o mundo mágico dos elfos vai invadir o Espaço Jovem até Setembro, altura em que a Biblioteca Municipal do Seixal vai receber a exposição Canto do Elfo, uma mostra com instalações inspiradas nos contos de Hans Christian Andersen, em que participam diversas instituições, sob direcção artística de Niels Fischer.
 
Hans Christian Andersen foi um escritor dinamarquês que deixou uma vasta obra em histórias infantis. Escreveu contos baseados na tradição popular, como Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia e O Patinho Feio, mas também desenvolveu histórias do mundo das fadas ou com elementos da natureza. Exemplo disso é o conto O Elfo da Rosa, em que abordou os elfos. Estes seres da mitologia e folclore germânicos eram descritos como tendo aparência jovem e poderes mágicos. Viviam em florestas, fontes e lagos, numa estreita ligação com a natureza.
 
Para Andersen, os elfos eram «seres tímidos, sensíveis, inocentes e nobres de espírito… sabem cantar, dançar, fazer teatro, vestir-se elegantemente e produzir maravilhosas obras de arte de teia de aranha, de orvalho e do brilho do luar».

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *