Santo Tirso, Sociedade

IX edição da ExpoCamélia de Santo Tirso

A IX edição da ExpoCamélia, organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, está  marcada para os dias 19 e 20 de Fevereiro, no Museu Municipal Abade Pedrosa. A exposição reúne em concurso arranjos florais de camélias, elaborados por amantes e coleccionadores dessas flores denominadas “rainhas do inverno”. Este ano, a novidade é a participação dos alunos das escolas do 1º ciclo da cidade na elaboração de um conjunto floral artístico. Até ao dia 11 de Fevereiro (inclusive) ainda se aceitam inscrições que deverão ser formalizadas no Museu Municipal Abade Pedrosa. 

A par desta exposição-concurso, a Edilidade Tirsense propõe um programa de animação cultural, com declamações de poesia, articuladas com música e dança. Com o objectivo de envolver ainda mais a comunidade escolar neste evento, a Câmara de Santo Tirso, através da PRU (Parceria para a Regeneração Urbana de Santo Tirso), convidou as escolas do 1º ciclo a participar nesta iniciativa. De 14 a 18 de Fevereiro, os trabalhos para o conjunto floral artístico vão ser desenvolvidos em parceria com o CAID (Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente).    

A inauguração oficial da ExpoCamélia decorrerá no dia 19 de Fevereiro (sábado), às 14h00, com a abertura do certame ao público, e a cerimónia de entrega de prémios. No dia seguinte, domingo, 20, a exposição reabre às 14h00 para encerrar às 18h00. 

Este é já  um evento marcante na agenda cultural do Município de Santo Tirso. Considerado um dos mais prestigiados eventos deste género na região noroeste peninsular, a ExpoCamélia espera receber milhares de visitantes durante todo o fim-de-semana.  

Provenientes de quintas, hortos ou propriedades particulares da região, as camélias são flores que permitem elaborar uma infinidade de arranjos, devido às suas características “multifacetadas”, como a cor, o cheiro e as formas. 
 

PROGRAMA: 

Até 11 de Fevereiro   – Inscrições Abertas a decorrer no Museu Municipal (Gratuitas)  

  •  
    •  
      •  
          De 14 a 18 de Fevereiro – Desenvolvimento dos trabalhos do conjunto floral artístico contando com a colaboração das escolas do 1.º Ciclo da cidade e com a CAID 

Dia 19 de Fevereiro   – (Manhã) Concurso reservado aos concorrentes

                        – (Tarde, 14h00) Inauguração e Cerimónia de entrega de prémios

                        – Encerramento às 18h00 

Dia 20 de Fevereiro  – 14h00, reabertura da exposição

                        – 18h00, encerramento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *