Oliveira de Azeméis, Sociedade

Hermínio Loureiro garante apoio total à promoção do pão de Ul – Oliveira de Azeméis

O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis afirmou que a autarquia vai continuar a «apostar na promoção do pão de Ul numa perspectiva de valorizar o que de bom se produz no concelho».
O autarca, que visitou o Parque Temático Molinológico onde o pão de Ul é produzido artesanalmente, garantiu o apoio incondicional ao trabalho que a Associação de Produtores do Pão de Ul (APPUL) vem travando na defesa e na certificação da iguaria como Indicação Geográfica Protegida (IGP).
«A APPUL tem feito um trabalho interessante e a autarquia continuará a dar todo o apoio à associação para que o pão de Ul continue a ser uma referência gastronómica no concelho e na região», afirmou Hermínio Loureiro.
O autarca aproveitou a presença da RTP nas festas em honra de S. Brás, na freguesia de Ul, para promover não só o pão mas também a regueifa, duas iguarias muito apreciadas.
«Queremos promover e valorizar estes dois produtos como factores de diferenciação do nosso território, e mostrar, a quem nos visita, aquilo que nós fazemos e que mais ninguém faz», refere Hermínio Loureiro, deixando um convite para «uma visita ao concelho onde a cultura, a história e a boa gastronomia se entrelaçam».
O pão de Ul e a regueifa da região são produzidos por padeiras em fornos a lenha segundo técnicas ancestrais. No parque Temático Molinológico, um espaço cultural e didáctico recuperado pela autarquia e que funciona como um «museu vivo», a farinha com que é feito o pão é moída nos moinhos de água ali existentes.
O pão de Ul, de sabor característico, é distribuído diariamente em restaurantes e supermercados do concelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *