Cultura, Odivelas

Feira do Livro de Autores de Países Lusófonos – Odivelas

Desde o dia 25 de Janeiro que o Município de Odivelas estende o tapete vermelho aos mais talentosos e conceituados autores de países de língua portuguesa. Quinzenalmente, a Biblioteca Municipal D. Dinis abre as suas portas a feiras do livro, focadas em 8 nacionalidades (angolana, brasileira, cabo-verdiana, guineense, moçambicana, são-tomense, timorense e Portuguesa).

Depois de Angola, eis que chega a vez de recebermos o país-irmão – BRASIL, já a partir do próximo dia 8 de Fevereiro. No dia seguinte, dia 9, às 19h30, decorrerá a inauguração com a apresentação da obra da investigadora Anete Costa Ferreira, visita à Mostra de trabalhos de Pintura de Darcy Morais, e demonstração de Capoeira pela Escola Abada Capoeira (com a presença do Instrutor Chá Preto e dos seus alunos de capoeira).

Sobre Anete Costa Ferreira

Diplomada em Ciências Humanas, pela Universidade da Amazónia, com equivalência em Portugal. Cursou a Escola Superior de Guerra, é pós-graduada em Jornalismo, Relações Públicas, Psicologia, Sociologia e Marketing, integrando diversas associações e academias de prestígio. Esta investigadora da cultura brasileira, com destaque para a Amazónia, tem proferido conferências sobre esta temática em Portugal, Brasil e Itália, e são inúmeros os seus trabalhos publicados em jornais e revistas nacionais e internacionais.

Anete Costa Ferreira é autora de “A expedição de Pedro Teixeira: sua importância para Portugal e o futuro da Amazónia” e co-autora do livro “De Ôlho na Língua: palavras de Cá e de Lá”, editados em Portugal e no Brasil. Conquistou os prémios Noel Martin Monteiro com a obra Aspectos da Escrituração Contábil da Inquisição em Lisboa e Cenáculo Literário Marquesa de Valverde, com o trabalho “Água – Origem e Símbolo da Vida”.

Sobre Darcy Morais

Nasceu no Brasil e vive actualmente na freguesia do Vale da Amoreira, no concelho da Moita. Natural de Liópolis, no Rio Grande do Sul, trabalhou na oficina de pintura de Vinício Cassiano, conceituado pintor e escultor brasileiro. Expôs no Banco do Brasil, em Canoas, no Instituto Cultural Português de Porto Alegre, na Fundação Cultural de Canoas, e em Portugal, na Câmara Municipal da Moita e Cooperativa Cultural Popular Barreirense.

Recorde-se que, na Biblioteca Municipal D. Dinis, até ao mês de Maio, serão promovidas as seguintes feiras do livro:

Brasil – até 19 Fevereiro

Cabo Verde – 22 Fevereiro a 5 Março

Guiné-Bissau – 8 a 19 Março

Moçambique – 22 Março a 2 Abril

São Tomé e Príncipe – 5 a 16 Abril

Timor-Leste – 19 a 30 Abril

A iniciativa que realça a produção literária, destaca os autores lusófonos e promove o livro e a leitura no seio das comunidades, culminará com a Grande Feira do Livro de Autores Lusófonos que decorre, de 3 a 21 Maio, na Biblioteca Municipal D. Dinis.

De salientar que o Município de Odivelas promove, no primeiro semestre de 2011, a 3ª Bienal de Culturas Lusófonas, evento de relevo que enaltece e dissemina a produção artística dos 8 países da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, nos domínios da dança, cinema, teatro e música.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *