Marinha Grande, Sociedade

Vieirense lidera travessia humanitária no deserto do Sahara – Marinha Grande

A Câmara Municipal da Marinha Grande e a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria são associadas da iniciativa “Travessia no Deserto – Spiuk Experience”, que se realiza de 4 a 8 de Março de 2011, no Deserto do Sahara, em BTT.

A iniciativa é liderada pelo vieirense Paulo Gomes e contará com a participação de cerca de 20 atletas. Consiste numa viagem ao deserto do Sahara, em cinco jornadas de dificuldade média/alta, que incluem quatro etapas diurnas e uma nocturna. As crianças desfavorecidas dão alma a este desafio, que possui a vantagem adicional de poder modificar e melhorar a suas vidas.

A equipa da Spiuk está a angariar de tudo um pouco para levar além-fronteiras, durante esta experiência. Os 500 km que cada um terá de percorrer durante a viagem serão “vendidos” para fins filantrópicos. O montante reunido será usado para pagar a terapêutica integral a algumas crianças com graves problemas de subnutrição.

Nas suas mochilas, os participantes levarão bens que embora possam parecer insignificantes (cubos de marmelada e lápis de cor, por exemplo), vão certamente fazer uma criança mais saudável e, decerto, mais feliz.

A sessão pública de apresentação decorre esta sexta-feira, 4 de Fevereiro, pelas 19h00, na Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, para a qual estão convidados a participar a comunicação social e todos os interessados.

Entrevista de Paulo Gomes à Câmara Municipal da Marinha Grande, publicada na Agenda Cultural de Fevereiro de 2011

Paulo Gomes, de 39 anos, é  natural de Vieira de Leiria. É casado e tem um filho.

Começou a trabalhar aos 14 anos, sendo decerto compreensível que já foi “o homem dos sete ofícios”. Há aproximadamente 20 anos tem estado ligado ao mercado do ciclismo na sua vertente de comercialização e organização de eventos.

Trabalhou com algumas equipas conceituadas como o Benca, a Once e a Riberalves, nas quais aprendeu muito e deixou alguns amigos.

Actualmente encontra-se a gerir a empresa “Tamos no Terreno”, a qual se dedica à representação da marca Spiuk em Portugal, da Maxim e, mais recentemente, na vertente de “Team Building”.

Lidera um grupo de cerca de 20 pessoas que, de 4 a 8 de Março, percorrerão o deserto do Sahara em BTT, em quatro etapas diurnas e uma nocturna, para levar medicamentos, brinquedos e outros géneros a crianças desfavorecidas.

No que vai consistir a Spiuk Experience – Travessia Solidária?

A experiência consiste em realizar aproximadamente 500 kms de bicicleta, no maior deserto do mundo, com o objectivo primordial de levar algo a quem pouco ou nada tem, nomeadamente, algumas crianças de tribos berberes, que apresentam sinais de subnutrição.

O que esperam alcançar com esta Travessia Solidária?

“Trocar” quilómetros por sorrisos.

Este desafio é para super homens?

De todo. Acho que é mais para homens que sejam super. Tão importante como enfrentar a dureza deste desafio, é acreditar. A determinação será a palavra-chave.

Quem é a “Alma” deste desafio?

A alma deste desafio são todos os que acreditaram no projecto e que me deram ânimo para não o deixar morrer.

Como é que se pode ajudar?

Neste momento já nos encontramos apoiados por alguns particulares, empresas e entidades que nos irão facultar os materiais necessários. No entanto, a ajuda de quem queira assumir uma responsabilidade social é sempre bem-vinda.

Qual o significado do slogan escolhido “Viver um sonho será a tua maior vitória…”?

Sou defensor que uma vitória não é um lugar num pódio, uma medalha, ou uma posição num ranking mundial. A vitória é um sentimento. O consumar deste objectivo, que pode ser visto como um sonho, pela mística e intangibilidade que o rodeia, será, sem dúvida, a nossa vitória.

Qual a sua filosofia de Vida?

Se acreditares, nunca desistas!

Qual o seu passatempo preferido?

Tudo o que envolva o mar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *