Sociedade, Tomar

Obra do Complexo Cultural e Museu da Levada arrancou na terça-feira – Tomar

A Câmara Municipal de Tomar, através do DOM – Departamento de Obras Municipais, vai levar a cabo, na próxima segunda-feira, a operação de transferência provisória do espólio existente nos edifícios do futuro
Complexo Cultural e Museu da Levada para os pavilhões da FAI.
Esta acção, que tem uma duração prevista de três semanas, e que terá o acompanhamento dos Serviços de Museologia da autarquia, decorre do arranque  da obra de requalificação do Complexo, consignada no passado dia 1 de Fevereiro. A transferência do espólio pretende a sua evidente salvaguarda até à conclusão da obra, altura em que regressará ao exacto local da sua proveniência.
O DOM, de acordo com o plano de trabalhos previamente definido, terá duas equipas no terreno, uma nos edifícios do Complexo, outra nos pavilhões da FAI, no espaço até há pouco ocupado pelo Ginásio Clube de Tomar, que irá
acolher todas as peças devidamente catalogadas. Este espaço da FAI será compartimentado de maneira a reproduzir os espaços actuais de todo oComplexo, no sentido de receber o espólio que será transferido.
A empreitada de requalificação do Complexo Cultural e Museu da Levada tem conclusão prevista para 31 de Janeiro de 2012. Recorde-se que a obra, cujo projecto é da autoria do arquitecto Cândido Chuva Gomes, decorrerá no âmbito do PIVUT – Programa Integrado de Valorização Urbana de Tomar. Terá um financiamento de 80 por cento através do Programa MaisCentro do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, no âmbito das Parcerias para a Regeneração Urbana. A empreitada foi adjudicada pelo valor de 5.359.646,32 euros, mais IVA, à empresa Sociedade de Construções José Coutinho S.A.
A intervenção, definida pelo arquitecto Chuva Gomes, como “invisível”, pretende valorizar o património construído. Propõe uma “cuidadosa recuperação” das antigas indústrias, que serão agora transformadas num complexo museológico.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *