Évora, Sociedade

Évora separa 1 713 toneladas de lixo

A população do concelho de Évora, consciente da importância da reciclagem para a preservação do meio-ambiente, tem vindo a adoptar comportamentos cada vez mais consentâneos com este desígnio, e em 2010 separou 1 713 toneladas de lixo. 

Segundo os dados mais recentes da empresa Gesamb – Gestão Ambiental e de Resíduos, EM, disponibilizados no sítio da Internet, Évora, no ano passado, separou 607 toneladas de vidro, 791 toneladas de papel/cartão e 315 toneladas de plástico/metal. 

Com este comportamento, os munícipes eborenses contribuem decisivamente para a melhoria da qualidade de vida de todos, constituindo um excelente exemplo de cidadania e de respeito para com o espaço público. Para a obtenção destes resultados não é alheio o esforço da edilidade, nomeadamente ao nível das diversas campanhas que se promovem, junto da comunidade escolar e população em geral, sendo a mais recente, “O Natal Limpo”, em que se recuperou 104 toneladas de papel/cartão. 

Ainda segundo os dados da Gesamb, em termos globais (12 municípios -Alandroal, Arraiolos Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa), desde a sua entrada em funcionamento, em Janeiro de 2004, tem-se verificado, ano após ano, um aumento na quantidade e qualidade dos resíduos recicláveis recolhidos nos ecopontos.  

No ano de 2010, observou-se, pela primeira vez, um decréscimo de 6,5% na recolha selectiva de embalagem de vidro em relação a 2009, situação verificada em praticamente todo o território nacional, que poderá estar associada ao decréscimo de consumo.   

No que diz respeito a recolha selectiva de embalagens de plástico e metal e ao papel/cartão, não se verificaram alterações significativas de 2009, para 2010.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *