Educação, Évora

Seminário Nacional Eco-Escolas na Guarda – Évora

Évora participa com um técnico camarário, professores da EB 2, 3 de Santa Clara, da EB 2,3 Conde Vilalva, EB 2,3 André de Resende e educadoras do Centro de Actividade Infantil de Évora no Seminário Nacional Eco-Escolas 2011, que a Associação Bandeira Azul da Europa (secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental) realiza de 4 a 6 de Fevereiro, na Guarda. A autarquia eborense disponibiliza transporte aos participantes que o necessitarem.

O seminário é um momento de reflexão e partilha entre os coordenadores do Programa Eco-Escola, os professores participantes e os representantes das autarquias que normalmente trabalham em parceria com as escolas.

A EB 2,3 de Santa Clara estará representada pelo Prof. Vítor Maltinha no painel sobre “Boas práticas em Eco-Escolas”. A apresentação incidirá na implementação do Programa Eco-Escola, desde 2008, seguindo a metodologia dos sete passos da Agenda 21 Local. Abordará ainda trabalhos de alunos que fomentaram a melhoria da qualidade ambiental da escola.  

O Prof. João Claro, da Escola Secundária André de Gouveia, apresentará uma comunicação sobre o projecto “À descoberta da águia-caçadeira”, que tem como principal objectivo a realização de um conjunto de acções com vista à sensibilização da população escolar e dos agricultores para a conservação da águia-caçadeira, espécie em perigo de extinção em Portugal.

O Eco-Escolas visa a educação e sensibilização ambientais da escola e da comunidade, bem como a melhoria da gestão ambiental da escola. Os projectos de qualidade são premiados no final do ano, através do Galardão Eco-Escolas – Bandeira Verde, que simboliza a existência nessa escola de uma activa e participada educação pela sustentabilidade.

A Câmara de Évora participa nos conselhos das Eco-Escolas, dá apoio logístico, desenvolve acções de educação ambiental permanentes no Alto de S. Bento e dinamiza, em conjunto com as escolas, o Projecto Embelezamento dos Espaços Exteriores e as Hortas Biológicas.

Em Évora estão inscritos no programa Eco-Escolas sete estabelecimentos de ensino: EB 2,3 Santa Clara, EB 2,3 André de Resende, EBI/JI da Malagueira, EB1 de S. Mamede, EB 2,3 Conde Vilalva, Escola Secundária André  de Gouveia e Centro de Actividade Infantil de Évora.

Dos projectos a realizar no âmbito do programa Eco-Escolas (ano lectivo de 2010/2011) destacam-se, entre outros, a criação em escolas da “ilha ecológica”, um espaço de deposição de material reciclável pouco frequente; colocação de mais ecopontos nas escolas; e a participação no Projecto Rios (adopção de um rio e sua monitorização).

De salientar ainda a participação da EB 2,3 Conde Vilalva e André de Resende no projecto de conservação e restabelecimento do Francelho (pequeno falcão) na região de Évora, promovido pela Delegação do Alentejo da Liga para a Protecção da Natureza em parceria com o Centro de Estudos da Avifauna Ibérica.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *