Cultura, Póvoa de Varzim

O segredo da moura – lançamento dia 11, na Biblioteca Municipal – P. Varzim

Na próxima sexta-feira, 11 de Fevereiro, às 21h30, terá lugar, na Biblioteca Municipal, o lançamento do livro O segredo da moura.
A obra, escrita por Gisela Silva e ilustrada por Teresa Lares, será apresentada por Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura e da Educação.
 
Sinopse:
“Há castelos que guardam, desde há séculos, histórias, segredos e mistérios. O que ninguém sabe é que num deles viveu uma belíssima princesa moura, amada por todos e reconhecida como a bela Senhora do Lanhoso.
Por gratidão e para salvar o pai, um velho e cansado rei mouro, a bela donzela entregou-se como prisioneira a Dom Gonçalo que a tratou como filha. Todos acreditavam que ela vivia triste e trancada, mas a Senhora tinha um segredo, que guardava de todos, bem escondido nos seus aposentos e que, ainda hoje, faz a maravilha das crianças…”
 
Gisela Silva exerce funções como professora de Língua Portuguesa na Escola EB 2,3 de Beiriz, onde também é Professora Bibliotecária.
Tem desenvolvido investigação sobre a obra literária de potencial recepção juvenil, nomeadamente o best-seller e a literatura de massas, assumindo uma visão pragmática ao nível da hermenêutica do Imaginário, da mediação leitora e do Programa de Leitura Fundamentado na Literatura.
Tem doutoramento em Estudos da Criança, Especialização em Literatura para a Infância e é membro do Centro de Investigação (CIFPEC) da Universidade do Minho. Os estudos empreendidos têm-na levado a desenvolver ateliês de leitura, acções de formação e conferências/comunicações, onde divulga a importância do Imaginário e da mediação de textos em contexto lectivo/familiar.
Tem publicado artigos académicos sobre o Imaginário e a Mediação Leitora, ao nível da Literatura Infanto-juvenil contemporânea, faz recensões sobre obras da Literatura Infanto-juvenil e é autora e co-autora de livros sobre Imaginário e Mediação Leitora.
Teresa Lares exerce funções como professora de Educação Visual e Tecnológica na Escola EB 2,3 de Beiriz.
Desenvolve formação nas áreas da Educação Visual e Tecnológica, Expressão Dramática e, também, na área da formação leitora ao nível da Literatura Infanto-juvenil.
Tem participado em exposições de pintura, cerâmica e fotografia e Ilustra Literatura Infanto-juvenil.
Tem publicado artigos académicos sobre a prática pedagógica ao nível da Expressão Dramática e da importância da ilustração no âmbito da Literatura Infanto-juvenil.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *