Odivelas, Sociedade

Imigrantes recebem aulas de Língua e Cultura Portuguesa e de Alfabetização – Odivelas

A Câmara Municipal de Odivelas promove, desde 2008, o Curso de Língua e Cultura Portuguesa para Imigrantes Adultos, ao qual acresce, este ano lectivo, o Curso de Alfabetização – Nível de Iniciação.
 
O primeiro curso trata-se de um projecto destinado a adultos estrangeiros, residentes no Concelho de Odivelas, que tem como principal objectivo proporcionar aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos linguísticos e pragmáticos essenciais à comunicação em Língua Portuguesa.
 
Já o Curso de Alfabetização – Nível de Iniciação, visa o ensino de alfabetização a adultos, analfabetos ou com baixos índices de escolaridade, residentes no concelho de Odivelas, e tem como principal objectivo proporcionar aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos básicos e essenciais ao nível do cálculo, da escrita e da leitura. A distribuição de discentes deste curso é igualitária por género, sendo que a nacionalidade mais representativa é a Paquistanesa.
 
No Curso de Língua e Cultura Portuguesa para Imigrantes Adultos, o número de participantes tem crescido substancialmente e, actualmente, conta com a adesão de 79 alunos, maioritariamente do género masculino. Estão representadas 15 nacionalidades, sendo as mais expressivas, a Paquistanesa, Ucraniana e Indiana.
 
Para a Presidente da Câmara Municipal, Susana Amador, “Num concelho como o de Odivelas, com uma forte comunidade de imigrantes, não só dos Países de Cultura Lusófona como também os provenientes de países do Leste e do Oriente, era importante encontrar uma resposta inclusiva. Estes projectos poderão permitir uma melhor integração dos participantes na sociedade pois, a língua, falada ou escrita, constitui um dos cartões de visita, nomeadamente em termos de mercado de trabalho”.
 
A Presidente da Câmara Municipal de Odivelas visita amanhã, dia 3 de Fevereiro, às 20h15, a Escola Secundária de Odivelas, onde decorrem as aulas, para saudar a Direcção da Escola, os discentes e os docentes do Curso de Língua e Cultura Portuguesa para Imigrantes Adultos e do Curso de Alfabetização para falantes de outras línguas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *