Cultura, Nisa

“3 territórios – Prémios Nacionais de Artesanato” – Nisa

Uma peça de olaria pedrada da autoria do oleiro nisense António Louro da Piedade vai ser apresentada na exposição “3 territórios – Prémios Nacionais de Artesanato”, que vai inaugurar a 10 de Fevereiro, pelas 18h00, em Lisboa (Espaço Docas – Artes & Etc).

   Esta exposição, que mais tarde será também exibida em Paris e em Madrid, é uma das acções que integram o Projecto EUROART, liderado pela Fundação Espanhola para a Inovação do Artesanato (FUNDESARTE), tendo como parceiros o Instituto Nacional dos Ofícios Artesanais (INMA) de França e o IEFP em Portugal, e tem o objectivo de demonstrar a vitalidade do sector do artesanato simbolizada nas obras de grande valor cultural, estético e funcional que vão ser exibidas.

   Trata-se de uma mostra que pretende dar a conhecer internacionalmente as  
obras galardoadas nos diferentes certames que se organizam em Espanha,  
França e Portugal sob a designação comum de Prémios Nacionais de Artesanato  
e que se destacam pela sua qualidade e excelência. Irão estar patentes ao público um total de 30 peças (10 de cada país), de áreas diversificadas, como a cerâmica, o vidro, o têxtil/vestuário, a joalharia ou o mobiliário.

   No caso português, o Prémio Nacional de Artesanato, de edição bienal, é instituído pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade, através do IEFP, conta com duas categorias – Artesanato Tradicional e Artesanato Contemporâneo, e já leva mais de 20 anos de realização ininterrupta. As 10 obras portuguesas foram seleccionadas de entre as peças premiadas ou distinguidas com menções honrosas em 2001, 2003, 2005 e 2009, e entrou em linha de conta com o conceito global delineado para a exposição.

   No ano de 2003, o oleiro nisense António Louro da Piedade, foi o vencedor do Prémio Nacional de Artesanato com uma peça de olaria pedrada intitulada “Cântaro / Pote”. Esta peça foi doada pelo autor ao Museu do Bordado e do Barro de Nisa e integra o espólio do mesmo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *