Mangualde, Sociedade

Redução de gastos com iluminação pública – Mangualde

A autarquia mangualdense reuniu-se anteontem, dia 26 de Fevereiro, na Câmara Municipal, com as juntas de freguesias do concelho com o objectivo de definir medidas de redução de gastos com iluminação pública e de avaliar a necessidade de reajustar o circuito de recolha de resíduos sólidos urbanos em algumas localidades. No que diz respeito à iluminação pública, as medidas adoptadas visam uma poupança significativa em gastos em energia eléctrica que se pode traduzir em dezenas de milhares de euros por ano. Para além de presidentes e representantes das diversas juntas de freguesia, estiveram também presentes neste encontro representantes da EDP e da CESPA.
 
As medidas propostas permitirão um maior controlo dos gastos energéticos e para isso serão efectuadas alterações nos equipamentos que controlam o funcionamento da iluminação para que o município possa gerir o número de horas de iluminação nocturna. Esta medida pretende assim evitar desperdícios de energia optimizando o uso da iluminação pública e confinando o seu funcionamento apenas ao horário nocturno quando não há luminosidade natural. Foi ainda debatida a possibilidade das juntas de freguesia estudarem a redução de alguns pontos de luz, em zonas de menor frequência.
 
Para o presidente da Câmara Municipal de Mangualde «a factura com iluminação pública representa um gasto muito significativo nas despesas da autarquia. Uma despesa que é dos contribuintes e por isso urge gerir estes gastos de uma forma racional e como foram detectados desperdícios energéticos na rede de iluminação pública queremos rapidamente optimizar a rede para uma redução efectiva de gastos e também para uma maior eficiência da gestão energética da rede.»
 
REAJUSTE DO CIRCUITO DE RECOLHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOSNeste encontro foi ainda discutida a pretensão da CESPA, empresa que faz a recolha do lixo no concelho de reajustar o circuito de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos em algumas localidades. As alterações devem-se ao facto dos camiões de recolha não passarem em algumas ruas demasiado estreitas e de agora estes veículos, por razões de segurança, estarem proibidos de efectuar marcha atrás. Face a esta situação a alteração dos circuitos, visaria sempre evitar impactos junto da população e respondendo de forma prática às exigências da empresa.
 
 
800 911 911 – LÂMPADAS FUNDIDAS COM SUBSTITUIÇÃO EM 5 DIAS
A EDP aproveitou a oportunidade para dar a conhecer um número directo para o qual o munícipe poderá ligar para informar da existência de lâmpadas fundidas na via pública, sendo que a empresa garante que em 5 dias essa reparação será efectuada. O número é o 800 911 911 e está ao dispor do munícipe para uma mais célere reparação das lâmpadas fundidas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *