Cultura, Póvoa de Varzim

Propostas culturais do Varazim Teatro para o próximo mês – P. Varzim

Para o mês de Fevereiro, o Varazim Teatro sugere, no âmbito da Temporada Teatral, um solo poético para todas as idades.
“Monotonia” é o título do espectáculo protagonizado por Fernando Mota e que no dia 5 de Fevereiro, sábado, às 22h00, sobe ao palco do Auditório Municipal.
 
Sinopse:
“Os sons contam histórias que não precisam de palavras. Levam-nos a sítios. Dentro de nós. Onde nunca antes estivemos. Não entendemos tudo. Não precisamos de entender tudo. Pressentimos uma harmonia. E partilhamos esse espaço de convergência. Encontramo-nos neste sítio que se chama agora. E talvez nunca nos voltemos a cruzar. Temos isto de comum. O estar.“Motofonia” é um solo poético para todas as infâncias que utiliza elementos naturais e objectos do quotidiano para desenhar uma viagem sonora e visual.Tenho desde sempre um fascínio pela transformação de objectos do quotidiano em instrumentos musicais, objectos sonoros, mecanismos que além de serem fontes geradoras de som funcionem também enquanto engenhos cénicos comunicantes pelo seu lado visual e simbólico.Através de um loop sampler gravo, reproduzo e sobreponho em tempo real qualquer som, criando paisagens sonoras, construções rítmicas, coros ou mesmo diversas camadas de “silêncio”…”.
Sobre Fernando Mota:
Compositor, artista sonoro e aprendiz de inventor de instrumentos musicais experimentais.O seu universo musical resulta do cruzamento de diversas linguagens, geografias e ferramentas, como o estudo de instrumentos tradicionais portugueses e de outras culturas, a construção de instrumentos experimentais e objectos sonoros, a utilização de elementos da natureza e sons do quotidiano nas suas composições e a manipulação e experimentação sonora através da informática e da electro-acústica. Os seus projectos têm passado pela interdisciplinaridade, colaborando com artistas de várias áreas, entre as quais a música, o teatro, a dança, o cinema de animação, o vídeo e as artes plásticas.
 
Oficinas no Espaço d’Mente do Varazim Teatro:
Para além de “Monotonia”, o Varazim Teatro organiza uma oficina para crianças dos 5 aos 10 anos – “Pôr as Mãos na Música” –, no domingo, 6 de Fevereiro, às 16h00, e um workshop para maiores de 16 anos – “Corpo Criativo” –, no dia 20, às 17h00.
Com o objectivo de sensibilizar o potencial musical das crianças de uma forma divertida e prática, “Pôr as Mãos na Música” tem como formadores Rodrigo Viterbo e Rui Alves Leitão, da Fértil – Associação Cultural.
A oficina tem a duração de três horas e o custo de oito euros (pai e filho). Os interessados deverão inscrever-se através do e-mail: vt@varazimteatro.org ou do telefone 912 420 129, sendo que a lotação é limitada a 20 participantes, incluindo pais.
“Corpo Criativo” define-se como um “workshop de iniciação ao desenvolvimento do Corpo como ferramenta expressiva: o seu movimento, as suas formas de deslocação no espaço, o sentir individual, por pares e em grupo. Trabalho dinâmico e prático, orientado a formas de activação corporal”.O workshop, dirigido por Edite Amorim (Projecto Jogos de Corpo e Voz), tem a duração de três horas e destina-se aos interessados em conhecer e explorar as possibilidades expressivas do Corpo no espaço e com o outro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *