Cultura, Póvoa de Varzim

Gaia recebe exposição documental de Rocha Peixoto – P. Varzim

A partir do próximo sábado, 5 de Fevereiro, e até 6 de Março, a exposição documental sobre Rocha Peixoto, organizada pela Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim no âmbito das comemorações do 1º Centenário da morte do ilustre poveiro, estará em Vila Nova de Gaia, no Solar Condes de Resende.
Em simultâneo com a inauguração da exposição, às 17h30, serão apresentados os volumes 43 e 44 do Póvoa de Varzim Boletim Cultural pela sua Directora, Maria da Conceição Nogueira.
A exposição é constituída por 16 painéis, onde se apresentam as principais facetas de Rocha Peixoto ao longo do seu percurso profissional: as suas origens e a relação com a Póvoa de Varzim, sua terra natal, o seu trabalho como naturalista da Academia Politécnica do Porto, como bibliotecário e conservador da Biblioteca Pública e Museu Municipal do Porto e como redactor da revista Portugália, o projecto editorial que viria a confirmar Rocha Peixoto como investigador e etnógrafo de âmbito nacional, reconhecimento pelos meios culturais e científicos da época.
O seu trabalho de campo, resultado das excursões científicas, está patente através de fotografias tiradas pelo próprio, apontamentos e desenhos recolhidos nos seus cadernos e que constituem um dos núcleos mais importantes do seu espólio documental.
A exposição já esteve patente na Sociedade de Geografia de Lisboa e percorreu a seguir um roteiro itinerário, desde Baião, Carrazeda de Ansiães, Porto, Matosinhos e Braga.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *