Ansião, Sociedade

Câmara de Ansião formaliza cedência de terreno e assume custos com o projecto da nova Extensão de Saúde de Santiago da Guarda

A reunião descentralizada da Câmara de Ansião, que aconteceu na manhã desta Sexta-feira em Santiago da Guarda, permitiu às dezenas de munícipes presentes tomar conhecimento com os mais recentes desenvolvimentos em relação àquela que será, neste momento, a sua maior preocupação: a construção da nova Extensão de Saúde.

O presidente da Câmara, Dr. Rui Rocha, formalizou naquela reunião a cedência pela Câmara Municipal de terreno para a construção da Extensão de Saúde e assumiu também o compromisso de custear integralmente o projecto do novo edifício. Em ambos os casos estamos perante competências que são do Governo e do ministério da Saúde mas que o Município assume, consciente da importância da Extensão de Saúde para cuidados médicos de qualidade para as gentes de Santiago da Guarda. 

A reunião de Câmara foi realizada no edifício da Junta de Freguesia, curiosamente em sala contígua às actuais instalações da Extensão de Saúde. Os elementos do executivo puderam portanto mais uma vez testemunhar as dificuldades e constrangimentos diários de utentes e funcionários, em instalações claramente subdimensionadas, com péssimas acessibilidades e claramente prejudiciais em termos de condições de trabalho e tratamento.

Depois de anos de insistência da população e de todas as tentativas feitas pela Câmara de Ansião e também pela Junta de Freguesia de Santiago da Guarda, a nova Extensão de Saúde mantém-se assim pendente de decisões do Ministério da Saúde.

Os avanços agora assumidos resultam também de uma reunião recente entre os presidentes da Câmara de Ansião e da ARS Centro, em que o assumir deste envolvimento por parte da Câmara foi entendido como um contributo importante para a obtenção futura, pela ARS Centro, de financiamento por fundos comunitários. Um processo que se espera possa ser concretizado ainda em 2011.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *