Santa Maria da Feira, Sociedade

Gabinete de Apoio ao Sobreendividado entra em funcionamento a partir de segunda-feira – Sta. Maria da Feira

O Gabinete de Apoio ao Sobreendividado (GAS) de Santa Maria da Feira entra em funcionamento a partir da próxima segunda-feira, anunciou a autarquia.

O serviço, gratuito, resulta de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal e a DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor).

Com instalações no Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, o GAS visa «apoiar os consumidores que pretendam recorrer ao crédito e acompanhar os que já se encontram em situação de sobreendividamento, renegociando os créditos e tentando impor aos consumidores mecanismos de autocontrolo dos seus gastos diários».

«Perante a actual conjuntura sócio-económica, e tendo em conta a evolução do mercado do crédito e, consequentemente, o aumento da taxa de endividamento das famílias portuguesas, o município de Santa Maria da Feira pretende, com este Gabinete de Apoio ao Sobreendividado, disponibilizar aos munícipes informações sobre o recurso ao crédito e gestão do orçamento familiar e apoiá-los sempre que o solicitem», refere a autarquia.

O GAS foi criado «para apoiar pessoas singulares de boa-fé e com manifesta impossibilidade de cumprir os seus encargos, como, por exemplo, os decorrentes de prestações de crédito, facturas da água, electricidade, telefone, entre outros».

A actuação do GAS passa «pela análise da real situação de cada munícipe e pelo contacto com as entidades credoras, com o objectivo de proceder à elaboração de um plano de pagamentos».

Para mais informações, os interessados podem dirigir-se ao Centro de Informação Autárquico ao Consumidor de Santa Maria da Feira, junto ao Mercado Municipal, através da Linha Verde 800 203 194 ou email ciac@cm-feira.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *