Cultura, S. João da Madeira

Pedro Emanuel Pereira (Piano) na sessão de Janeiro do Musicatos – S. João da Madeira

O convidado do ciclo Musicatos no corrente mês de Janeiro é Pedro Emanuel Pereira que interpretará ao piano obras de Bach, Chopin, Brahms e Babadjanian. O espectáculo – com entrada gratuita – está marcado para este sábado, 29 de Janeiro, às 21h45, no auditório dos Paços da Cultura de S. João da Madeira. 

Natural da cidade de Guimarães, Pedro Emanuel Pereira, de 20 anos, tem tido uma presença assinalável em S. João da Madeira, onde venceu já por três vezes o Concurso Nacional de Piano “Florinda Santos”, somando estas distinções a várias outras que tem conquistado em competições nacionais e internacionais. 

Tendo iniciado os seus estudos musicais de piano aos cinco anos de idade, Pedro Emanuel Pereira terminou o curso básico e o curso complementar de piano na Companhia da Música, em Braga, e na Academia de Música de Guimarães, na classe de piano do Pr. Marian Pivka, com a classificação máxima de 20 valores. 

Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian 

Desde 2007 é membro da EMCY (European Music Competitions for Youth), sendo assiduamente convidado a participar em diferentes festivais de música na Europa. Actualmente frequenta o Conservatório Tchaikovsky, de Moscovo, na classe da pianista Vera Gornostaeva, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. 

Pedro Emanuel Pereira actuou em auditórios como o Teatro Victoria Eugénia e o Auditório Kursaal, em San Sebastian, o Auditório Enrique Granados, em Barcelona, e mais recentemente teve a sua primeira performance na Sala Rachmaninov do Conservatório Tchaikovsky,  em Moscovo. Em Portugal, deu o concerto de abertura do ciclo de piano de 2008 da Casa da Música do Porto. 

O Musicatos é um ciclo de concertos mensais que traz ao palco do auditório dos Paços da Cultura a arte e a música de jovens artistas, numa iniciativa desenvolvida em parceria pela Academia de Música e a Câmara Municipal de S. João da Madeira.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *