Educação, Reguengos de Monsaraz

Livro “Fruta escolar.come” vai incentivar o consumo de fruta aos alunos de Reguengos de Monsaraz

O livro “Fruta escolar.come”, produzido pelo Município de Reguengos de Monsaraz para incentivar o consumo de fruta aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, já está a ser distribuído nas escolas do concelho. Esta publicação está integrada no Programa Regime de Fruta Escolar, que promove a distribuição gratuita de fruta dois dias por semana durante o lanche da tarde. Neste ano lectivo, durante os meses de Novembro e de Dezembro, o Município de Reguengos de Monsaraz entregou quase 700 quilos de fruta que beneficiaram cerca de 500 crianças. 

A implementação deste programa tem como objectivo principal a promoção de hábitos alimentares saudáveis, através da introdução ou do reforço de boas práticas na alimentação das crianças, de forma a disseminar comportamentos benéficos para a saúde da população. O programa visa também actuar nas vertentes da saúde pública, reduzindo o risco de obesidade infantil e de doenças crónicas associadas à obesidade, na educação, reforçando a aquisição de competências alimentares e de saúde em contexto escolar, e na agricultura, aproximando as crianças do mundo rural e dando a conhecer a proveniência dos alimentos, com vista à criação e manutenção do consumo de hortofrutícolas. 

Para José  Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, “a ideia de criar este livro com informação sobre o Regime de Fruta Escolar surgiu da vontade de fazer passar esta mensagem às crianças de uma forma lúdica, ainda que veiculando informação pedagógica”. O autarca diz que se pretendeu dar aos professores “um instrumento de trabalho com o qual pudessem desenvolver actividades que sensibilizassem as crianças e, consequentemente, as famílias, para a necessidade de adoptarem hábitos de alimentação saudáveis. Por isso, a autarquia convidou um grupo de professores para colaborarem na concepção e execução deste instrumento de trabalho para os oito estabelecimentos de ensino do 1ª Ciclo do concelho”, refere José Calixto. 

O livro “Fruta escolar.come” apresenta imagens e as propriedades de vários produtos hortofrutícolas como a laranja, a maçã, a ameixa, a banana, a cereja, a cenoura, o tomate ou a tangerina, incentivando as crianças para o seu consumo através de jogos de palavras, curiosidades, provérbios, anedotas e adivinhas, poemas, receitas e autocolantes com que poderão construir um puzzle ou jogar dominó. O objectivo foi dotar o livro de vários recursos pedagógicos que poderão ser usados pelos alunos, professores e pais/encarregados de educação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *