Cultura, Lamego

Contos d´Ouro desperta paixão pelos livros na Biblioteca de Lamego

    Os livros continuam a povoar o imaginário das crianças. Embora dediquem cada vez mais atenção aos computadores e a outros equipamentos electrónicos, o prazer e a curiosidade que uma aventura ou uma fábula desperta nos mais novos não tem comparação. Em cada página, um conto ou um poema tem o poder de estimular o seu imaginário e desenvolver a capacidade crítica. Neste sentido, a Biblioteca Municipal de Lamego quer reforçar os laços com os livros e com a leitura desde tenra idade através da apresentação de um programa permanente e regular exclusivamente dedicado à temática das histórias infantis – o Contos d’Ouro.

     Ao longo do ano lectivo em curso, este projecto propõe-se incentivar as capacidades imaginativa, criativa e de bom gosto pela leitura das crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do concelho de Lamego. Até ao momento, a receptividade dos mais novos tem excedido as melhores expectativas da instituição. Professores e alunos visionam filmes e documentários, lêem em conjunto histórias previamente seleccionadas e em seguida executam trabalhos criativos de algum modo relacionados entre si. Esta iniciativa pedagógica recorre a uma abordagem mais interessante para divulgar a importância da palavra como um instrumento mágico que produz bem-estar, satisfação e conhecimento.

     Cada história narrada às crianças nos Contos d’ Ouro transporta-as para um mundo diferente. Rodeados de um imenso espólio bibliográfico, os mais novos são convidados a exercitar a realidade através da fantasia. A criança que cresce ouvindo histórias cresce mais feliz. Os contadores poderão ser pais, avós ou membros convidados da comunidade.

     A iniciativa Contos d’ Ouro decorre nas manhãs de todas as terças e quintas-feiras, durante o período escolar, nas instalações da Biblioteca Municipal de Lamego, situadas na rua de Almacave. As inscrições podem ser efectuadas através do e-mail biblioteca@cm-lamego.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *