Oliveira de Azeméis, Turismo

Treze restaurantes abrem portas aos «fins-de-semana gastronómicos» – Oliveira de Azeméis

O pão de Ul, as papas de S. Miguel e os rojões são as três iguarias que 13 restaurantes de Oliveira de Azeméis vão servir a 14 e 15 de Maio no âmbito dos «Fins-de-Semana Gastronómicos».
Esta é a segunda vez que o município adere à iniciativa do Turismo do Porto e Norte de Portugal que, até cinco de Junho, está a percorrer os municípios que integram a estrutura.
«Este evento é mais um excelente factor de promoção de valorização territorial do município», afirma Hermínio Loureiro, presidente da autarquia.
Segundo o autarca, «Oliveira de Azeméis tem uma cultura gastronómica forte e, por essa razão, esta iniciativa deve ser aproveitada para a promovermos e, ao mesmo tempo, criarmos outros pólos de atracção para que as pessoas nos visitem com mais frequência».
«Para lá das belezas naturais, e porque a gastronomia está ligada à história e às tradições, queremos criar as condições para os visitantes apreciarem a boa mesa e a boa disposição», observa Hermínio Loureiro.
Além do pão de Ul e das papas de S. Miguel, este ano é oferecido ainda ao visitante a rojoada, prato tradicional confeccionado na região Norte mas que em Oliveira de Azeméis diferencia-se por ser cozinhada numa marinhada de vinho branco e banha com alguma água à mistura.
O número de restaurantes aderentes aumentou relativamente à edição de 2010 e além da cidade de Oliveira de Azeméis, a população pode apreciar as três iguarias nas freguesias de Cucujães, Cesar, S. Roque, Loureiro, Pindelo, Travanca, Nogueira do Cravo e Pinheiro da Bemposta.
As iguarias podem ser complementadas, no final da refeição, por doçaria. A escolha é múltipla e o cliente pode optar pelo creme queimado, aletria, formigos e rabanadas de leite ou vinho.
Os 13 restaurantes aderentes de Oliveira de Azeméis fazem parte do lote dos 600 estabelecimentos que estão envolvidos na iniciativa da Turismo do Porto e Norte de Portugal.
O objectivo do projecto é potenciar o produto turístico «Gastronomia e Vinhos» envolvendo municípios e restaurantes na divulgação de produtos locais de excelência, associando aos roteiros gastronómicos os sabores ancestrais, a cultura, as tradições e os costumes do norte de Portugal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *