Póvoa de Varzim, Sociedade

Leões da Lapa F.C. zela pela sua saúde – P. Varzim

No próximo domingo, 30 de Janeiro, a Associação Leões da Lapa Futebol Clube organiza, na sua sede, um rastreio cardiovascular, entre as 9h00 e as 12h30.
Com esta acção, a associação pretende alertar a população para os diferentes factores de risco cardiovascular: excesso de peso, sedentarismo, tabagismo, colesterol alto, hipertensão, diabetes e histórico familiar.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim e da Farmácia Moderna.
De referir que a hipertensão arterial é o principal factor de risco da doença cardiovascular e representa um dos maiores problemas de saúde pública em Portugal: cerca de 40 por cento dos portugueses adultos são hipertensos, mais de 50 por cento não têm a doença diagnosticada e apenas 11 por cento dos doentes estão controlados.
Segundo um estudo recente da Organização Mundial de Saúde, 14 por cento das mortes no mundo ocorrem devido a complicações associadas à hipertensão. Em Portugal só os acidentes vasculares cerebrais (AVC) vitimaram cerca de dois mil portugueses em 2007, segundo dados das autoridades de saúde. Além de os AVC serem a principal causa de morte no país, bem à frente da doença coronária e do cancro, são também a principal causa grave de incapacidade em Portugal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *