Educação, Mangualde

«Mangualde dos Pequenitos»

Entre os meses de Janeiro e Maio, o Gabinete de Educação da Câmara Municipal de Mangualde promove dez visitas a alguns dos mais emblemáticos monumentos do concelho. A iniciativa insere-se no âmbito do projecto «Mangualde dos Pequenitos» e tem como destinatários os cerca de 864 alunos do 1º CEB (45 desses alunos são do 5º ano – 2º CEB) do concelho. Ao participarem nesta iniciativa os alunos vão ter a oportunidade de conhecer mais de perto a história e a cultura de Mangualde. Anta da Cunha Baixa, Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, Citânia da Raposeira, Castro do Bom Sucesso e Casa de Quintela são os locais a visitar.
Assim, no final do mês de Janeiro, os 56 alunos da E.B.1 de Gandufe e Fagilde vão ter a oportunidade de conhecer a Anta da Cunha Baixa. É de referir que, a primeira visita a este local, realizou-se, no passado dia 12 de Janeiro, com a colaboração do Arqueólogo António Tavares. Nesta visita participaram 72 alunos das E.B.1 de Tibaldinho, Fornos de Maceira Dão, Lobelhe do Mato e Moimenta de Maceira Dão.
As visitas ao Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão realizam-se no mês de Fevereiro e têm como destinatários 66 alunos da E.B.1 da Mesquitela e da Cunha Baixa, numa primeira fase, e 80 alunos da E.B.1 de Santiago de Cassurrães e de Abrunhosa-a-Velha, numa segunda fase.
No mês de Março, é a vez dos alunos da E.B.1 Nº 2 de Mangualde (Ex-Colégio) e de Chãs de Tavares conhecerem a Citânia da Raposeira. Divididos em dois grupos, na primeira visita participam 34 alunos da E.B.1 de Chãs de Tavares e cerca de 61 alunos da E.B.1 Nº 2 de Mangualde. A segunda visita a este monumento conta com a participação de mais 91 alunos da E.B.1 Nº 2 de Mangualde.
26 alunos da E.B.1 Nº 2 de Mangualde (Ex-Colégio) e os 84 alunos da E.B.1 Nº 1 de Mangualde (Carvalhas) vão visitar o Castro do Bom Sucesso, no início do mês de Abril. No final do mês, este momento emblemático do concelho vai ser visitado por mais 59 alunos da E.B.1 Nº 1 de Mangualde.
A iniciativa termina na Casa de Quintela, no mês de Maio. Durante as visitas deste mês, é a vez de cerca de 235 alunos da Escola Gomes Eanes de Azurara conhecerem mais do património do concelho. A primeira visita decorre no início do mês e contempla cerca de 129 alunos, dos quais 45 pertencem ao 2º Ciclo. Os restantes 106 alunos vão participar na visita que se realiza no final do mês.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *